quarta-feira, 22 de junho de 2011

Secult publica resultado do edital de residência de grupos de artes cênicas

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (22), o resultado final do edital de concessão de prêmio para residência de grupos de artes cênicas nas áreas de teatro e dança (edital número 004). Foram seis projetos culturais selecionados, somando um valor total de R$ 420 mil reais.

A proposta é a de desenvolver a qualificação e o crescimento profissional, socializando experiências e conhecimentos acumulados pelos artistas e técnicos. Além disso, o edital visa ampliar a formação de platéias e fomentar a produção cultural de qualidade, estimulando a geração de renda de artistas e técnicos cênicos.

As atividades desenvolvidas pelo grupo serão conduzidas por um diretor ou coreógrafo convidado de experiência comprovada. A residência terá a duração de cinco meses, sendo o último mês reservado para exibição dos trabalhos em local a ser definido em conjunto com a Secult.

Os seis projetos selecionados foram:

- “Autos populares”, de Wyller Villaças Siqueira Mesquita;
- “Maculelê: histórias de guerreiros”, da Associação de Capoeira Dendê;
- “Scarpin-me: jogo de imagem e desafio”, de Lucidélia Carpanedo Fiorio;
- “A magia de manipular o inusitado, o teatro com Anie Welter”, do Grupo de Teatro Rerigtiba;
- “Projeto residência (Zé Henrique de Paula e Grupo teatro Empório)”, de Leandro Bacellar de Souza;
- “Traduzir-se”, da Companhia de Dança Mitzi Martucci


A comissão julgadora do edital foi formada pelo paulista, dramaturgo e diretor teatral, Samir Yazbek; pela diretora da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa; e pelo diretor teatral, cenógrafo e figurinista Márcio Meirelles, da Bahia.

A Secult convocará os contemplados para assinatura do termo de compromisso e apresentação da documentação necessária. Estão sendo investidos R$ 4.855.000,00 neste ano com o lançamento de 22 editais de incentivo à cultura. A coordenação recebeu no total 828 inscrições, e 719 desses projetos foram habilitados. Esses recursos irão beneficiar artistas e agentes culturais, com a proposta de tornar a atividade cultural uma importante estratégia de desenvolvimento e inclusão social.

Os recursos visam a contemplação da manifestação cultural em toda a sua diversidade, possibilitando que a arte e a cultura produzidas no Espírito Santo possam ser desfrutadas por todos os capixabas, em especial nas áreas mais vulneráveis do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário