quinta-feira, 30 de junho de 2011

Roberto Duarte, um dos mais importantes mestres da Academia Brasileira de Música, será o regente da “Quarta Clássica”

Na próxima quarta-feira (06), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) se apresenta sob a regência de Roberto Duarte, mestre da Academia Brasileira de Música homenageado este ano por completar 70 anos de idade. Ele é um dos nomes mais importantes do elenco composto por 40 acadêmicos, da instituição localizada no Rio de Janeiro. O concerto da série “Quarta Clássica”, será no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, às 20 horas.

A “Quarta Clássica” tem preços populares, R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia), e os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro. O programa deste mês será bem diversificado, com obras de três compositores: um alemão, um inglês e um brasileiro.

Na abertura será executada a obra “As Hébridas, ou A Gruta de Fingal”, escrita entre 1830 e 1831 pelo compositor alemão Felix Mendelssohn, inspirada na famosa gruta localizada na ilha de Staffa, na Escócia.

A seguir, será apresentado pela primeira vez em Vitória, o “Concerto para violoncelo e orquestra”, do compositor inglês Edward Elgar, escrito e estreado em 1919, quando o compositor estava com 62 anos de idade. Trata-se de uma obra que reflete uma mudança de espírito do compositor, influenciada pelo final da Primeira Guerra Mundial, em uma expressão introspectiva, mais reservada e solene.

O concerto terá como peça final a “Suíte Vila Rica”, escrita pelo compositor paulista Camargo Guarnieri, em 1958. Guarnieri nasceu em 1907, em Tietê, cidade do interior do Estado de São Paulo. Em 1957 aceitou a encomenda para fazer a trilha sonora para o filme “Rebelião em Vila Rica”, dirigido pelos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira.


No ano seguinte o compositor selecionou alguns trechos, incluindo a valsa e o baião, e os reuniu na forma de uma suíte, tal como será apresentada nesse concerto. É importante ressaltar que Camargo Guarnieri utilizou no filme nove melodias folclóricas, todas fornecidas pelos autores do filme. Dessas nove, apenas uma delas, conhecida como “Tim tim, oi lá lá”, consta na suíte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário