terça-feira, 21 de junho de 2011

Os dias frios são um perigo para quem sofre com asma

As crises de asma se acentuam nessa época do ano quando a temperatura está baixa e o tempo mais seco. Hoje é o Dia Nacional de Combate a Asma e, por isso, médicos relembram a necessidade de redobrar os cuidados com esta doença, que é crônica e ataca o sistema respiratório provocando falta de ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 150 milhões de pessoas no mundo sofram com a enfermidade.

A asma inflama as vias pulmonares causando repetidos episódios de tosse, chiado e aperto no peito. “A crise dos asmáticos pode ser causada tanto por vírus como por bactérias. Por esse motivo, as crianças sofrem mais, pois o organismo delas ainda não criou resistência contra esses agentes externos”, explica o pneumologista chefe da Unidade de Emergência Pediátrica da Universidade Federal Fluminense (UFRJ), Evandro Prado.

Esses agentes estão mais propícios a agir mais nos dias frios, pois a umidade é o ambiente ideal para procriação do ácaro, por exemplo. “Casacos de lã, animais e falta de ventilação dentro de casa são um perigo para quem sofrem com asma”, explica a pneumologista do Hospital Meridional, Cilea Aparecida Victoria Martins.

Ela orienta, ainda, que as pessoas evitem usar cobertores e outros utensílios domésticos que acumulam poeira e ácaros. “São fatores que provocam a irritabilidade nos pulmões sensíveis”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário