segunda-feira, 16 de maio de 2011

Síndrome mão-pé-boca

Se a sua criança está chorosa, sem apetite e reclamando de dor na boca, ela pode estar com a síndrome mão-pé-boca. É uma doença causada pelo vírus Coxsackie altamente infecciosa e contagiosa em crianças. Afeta em geral crianças abaixo de 5 anos de idade. Nas crianças em fase escolar ocorre com menos frequência e raramente ocorre em adultos.Os surtos são mais freqüentes na primavera e no outono.

O período de incubação da doença é de quatro a seis dias e pode ocorrer feber de intensidade variável. Habitualmente a criança apresenta estomatite (aftas) e gânglios aumentados no pescoço.



Surgem a seguir, em pés e mãos, lesões vesiculosas (como pequenas bolhas) branco-acinzentadas com base avermelhada, não pruriginosas e não dolorosas. As lesões podem aparecer também na área da fralda.

Segundo pediatras, o diagnóstico é clínico e geralmente não é preciso realizar exames complementares. Os especialistas orientam que o tratamento deve ser repouso, alimentação leve e boa ingestão de líquidos. E eles alertam: idas frequentes ao pronto-socorro não alteram a evolução natural da doença, pois a virose é auto-limitada, ou seja, melhora espontaneamente, com a própria defesa do organismo.

Em alguns poucos casos, quando as lesões da boca comprometem a ingesta de líquidos, faz-se necessário internação para hidratação endovenosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário