sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ofes apresenta ‘Concerto em tempo de tango’ no Carlos Gomes

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) mostrará que música clássica pode ter ritmo de tango ao executar o “Concerto em tempo de tango”, do compositor argentino Eduardo Alonso Crespo, na próxima quinta-feira (02), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. A obra será uma das atrações da série Concertos Sinfônicos, que neste mês foi intitulada “Da marcha ao tango: danças ao redor do mundo”, que terá regência do maestro convidado André Cardoso.

Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. No programa ainda constam obras dos compositores franceses Debussy e Ravel, e do tcheco Dvorak.

A “Marcha Escocesa, sobre um tema popular”, obra escrita por Debussy em 1891, originalmente para piano e depois reescrita em versão orquestral, abrirá a programação. A segunda obra apresentada será a “Pavane pour une infante défunte” (Pavane para uma princesa morta), cuja música não tem nenhuma relação com o título, utilizado por Ravel pelo fato de ele ter gostado da aliteração infante défunte. Essa música é, na realidade, marcada por belas melodias ‘cantadas’ inicialmente pela trompa e depois por oboé e violinos.

A grande surpresa do repertório fica por conta da apresentação do “Concerto em tempo de tango”. O argentino Eduardo Alonso Crespo, nascido em 1956, explorou nessa obra a relação entre o tango e a música barroca, tanto tecnicamente como esteticamente. A composição nasceu em 2004, e estreou nos Estados Unidos, pela Pittsburgh Symphony Orchestra.

A apresentação em ritmo de tango terá a participação do solista Rucker Bezerra. Violinista, natural de João Pessoa (PB), ele é bacharel em violino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e mestre em artes, e doutorando em performance de violino pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).



Como camerista, Rucker Bezerra vem se destacando no cenário nacional como fundador do Quinteto Uirapuru. O quinteto se apresenta regularmente pelo País e no ano de 2005, o CD “Sivuca & Uirapuru” recebeu quatro indicações para o prêmio Tim de música, saindo vencedor na categoria Melhor Arranjo.

O programa será encerrado com a “Suíte Americana”, escrita em 1895, quando Dvorak se encontrava nos Estados Unidos. Composta inicialmente para piano, a obra ganhou uma versão orquestral um ano depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário