sexta-feira, 27 de maio de 2011

Conheça um caminho cheio de surpresas no Parque Botânico Vale

A partir da próxima quarta-feira, dia 1º de junho, os frequentadores do Parque Botânico Vale passarão a contar com uma nova alternativa de contato direto com a natureza. Através de um passeio guiado por um caminho cheio de surpresas, quem for ao local terá a oportunidade de fazer um verdadeiro exercício de percepção e de estímulo ao desenvolvimento físico e mental. Trata-se da Trilha dos Sentidos, uma das quatro existentes no Parque, que foi adaptada especialmente com objetivo de estimular o contato sensorial com a natureza e, assim, proporcionar melhorias na qualidade de vida dos visitantes.

A Trilha dos Sentidos foi pensada como forma de estimular a inclusão social de pessoas com deficiência visual, auditiva, física, mental ou que apresentem déficit cognitivo, motor e de equilíbrio. O passeio é voltado ainda para aqueles que buscam simplesmente uma maneira diferente de interação com a natureza como forma de relaxamento frente à correria diária. A nova atividade passa a fazer parte da programação permanente do Parque Botânico Vale, com saídas em três horários distintos pela manhã (8h30, 9h30 e 10h30) e à tarde (14h, 15h e 16h).

“A Trilha dos Sentidos é uma forma de estimular a percepção e despertar não só os cinco sentidos, mas também a noção de equilíbrio naqueles que participarem da atividade. Ao passear pela trilha guiada, a pessoa descobre um novo mundo, repleto de sensações e emoções novas, redescobre a natureza no seu sentido mais amplo, toca objetos e plantas, ouve sons com muito mais intensidade, sente e reconhece cheiros que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia”, declara a supervisora do Parque Botânico Vale, Tânia Semedo.

O passeio dura em média 45 minutos, por um percurso de 460 metros intercalado por placas de sinalização, informativas e de curiosidades sobre a Mata Atlântica, todas traduzidas para o Braille. O roteiro inclui ainda a interação com diversos elementos presentes na floresta, como árvores dotadas de superfícies diferenciadas, cheiros e sons característicos da mata e frutos propositadamente distribuídos ao longo do campo.

Serviço
Inauguração da Trilha dos Sentidos
Quando: quarta-feira, dia 1º de junho
Horário: Às 9h30
Onde: Trilha da Grota, no Parque Botânico Vale (Avenida dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi – próximo ao residencial Atlântica Ville)
Informações: 3333-6200

Nenhum comentário:

Postar um comentário