quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ministério Público e CSU lançam Programa de Formação e Fortalecimento de Lideranças da Região Sul

Líderes comunitários e integrantes dos conselhos municipais, entre outros membros da sociedade civil organizada da Região Sul do Estado, vão receber treinamento para exercer melhor seu papel de representar a comunidade, acompanhando e fiscalizando o processo de desenvolvimento que se instala na região.

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a Vale, por meio da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), lançam hoje, dia 18 de maio, o Programa de Formação e Fortalecimento de Lideranças da Região Sul do Espírito Santo. A solenidade está marcada para as 17 horas no plenário da Câmara de Vereadores de Anchieta.

O objetivo do programa, que tem duração de 14 meses e começa em julho deste ano, é capacitar pessoas que já atuam em entidades civis e têm representatividade junto às comunidades dos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Guarapari, Iconha e Piúma, para entender a fundo questões ligadas ao licenciamento ambiental, desenvolvimento social e mecanismos de participação na formulação de políticas públicas.

A programação será desenvolvida em três eixos: Capacitação; Desenvolvimento de Líderes; e Suporte às Lideranças. A Capacitação tem como objetivo promover a reflexão sobre a realidade das comunidades e sobre o processo de desenvolvimento local. Já o Desenvolvimento de líderes, prevê o estímulo para que os jovens se envolvam na construção dos novos rumos de sua vizinhança.

Além disso, será oferecido um Suporte técnico às lideranças, à distância e localmente, com a finalidade de apoiar e fortalecer o trabalho que já desenvolvem em seus municípios e comunidades.

Serão disponibilizadas 50 vagas para lideranças locais e outras 25 voltadas para jovens futuros líderes, que também poderão atuar como multiplicadores.

Para participar, é preciso ser morador da região, ter representatividade nos comitês de acompanhamento do processo de licenciamento dos empreendimentos da região, além de atuar como representante da sociedade civil em conselhos municipais de Meio Ambiente, Saúde ou do Plano Diretor Municipal, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário