quarta-feira, 22 de junho de 2011

Biblioteca Trancol comemora 200 mil empréstimos


A Biblioteca Transcol comemorou esta semana a marca de 200 mil livros emprestados em pouco menos de quatro anos de funcionamento. As unidades do projeto já operam em oito terminais do Sistema Transcol. São elas: Laranjeiras e Carapina, na Serra; Itacibá, Campo Grande e Jardim América, em Cariacica; e São Torquato, Ibes e Itaparica, em Vila Velha.

Os 28 mil sócios do projeto têm acesso a um acervo de 12,4 mil livros no total. São obras consagradas da literatura nacional e internacional, além de um espaço reservado para autores capixabas. As bibliotecas também contam com computadores que permitem acesso gratuito à internet banda larga; com audiolivros para pessoas com deficiência visual; e curtametragens capixabas.

As obras mais retiradas são, pela ordem, o “Caçador de Pipas”, de Kaled Hosseini; “A Menina que Roubava Livros”, de Marcus Zusak, “O Futuro da Humanidade”, de Augusto Cury; “Lua Nova”, de Stephenie Meyer; “A Senhora do Jogo”, de Sidney Sheldon; e “A Cabana” de William Young. A biografia “Maysa”, do jornalista e escritor José Roberto Santos Neves, lidera a preferência entre os autores capixabas.

Hábito da leitura



O projeto Biblioteca Transcol tem como objetivo disseminar o hábito da leitura entre usuários que diariamente passam pelos terminais do Sistema Transcol. Surgiu da união entre Governo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV); terceiro setor, pela ONG Universidade para Todos; e iniciativa privada - a empresa ArcelorMittal Tubarão, patrocinadora do projeto.

A trajetória de sucesso começou no dia 15 de agosto de 2007, quando foi implantada a primeira unidade no Terminal Laranjeiras, na Serra, que lidera a quantidade de empréstimos - 67 mil no total.


Cadastro

Os interessados em se associar à Biblioteca Transcol devem preencher um cadastro com dados pessoais, apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

O cadastrado recebe uma carteirinha com foto, que deve ser apresentada junto a um documento de identidade, no ato de empréstimo de livros. Os leitores podem pegar um livro de cada vez, por um período de 10 dias e o empréstimo pode ser renovado por mais 10 dias. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, de 9 às 21 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário