segunda-feira, 20 de junho de 2011

Espécie descoberta na Reserva Natural Vale é oficialmente reconhecida

Mais uma espécie botânica descoberta a partir de material coletado na Reserva Natural Vale (RNV) foi oficialmente reconhecida pela comunidade científica. A Machaerium jobimianum, popularmente chamada de “bico-branco”, foi coletada na RNV em 2001 por técnicos que trabalham no local. A descrição da espécie, entretanto, aconteceu somente este ano após minucioso trabalho de investigação realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, responsáveis pela publicação do artigo que oficializa a descoberta para a Ciência.

Antes mesmo de ter sua descrição publicada, a Machaerium jobimianum foi escolhida, a partir de votação aberta ao público, para homenagear o maestro e compositor Antônio Carlos Jobim no Prêmio Brasileiro Imortal. Lançada pela empresa em 2008, a iniciativa tem como objetivo imortalizar personalidades envolvidas com a causa ambiental em nomes de espécies de Mata Atlântica descobertas por pesquisadores na Reserva Natural Vale.

Para se ter ideia, nos últimos cinco anos, 13 novas espécies botânicas foram oficialmente reconhecidas pela Ciência a partir de material coletado na Reserva Natural Vale. Somente no ano passado, 90% de todas as pesquisas realizadas no local foram relacionadas à flora, incluindo ecologia vegetal, restauração florestal e silvicultura. Juntamente com a Reserva Biológica de Sooretama, a Reserva Natural Vale forma o maior remanescente florestal do estado do Espírito Santo e consiste em um dos mais representativos do bioma Mata Atlântica no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário