domingo, 19 de junho de 2011

Religião virou comércio?

A ganância de certos religiosos por dinheiro não tem limites. Quando a gente pensa que já viu de tudo, sempre acontece uma novidade, uma surpresa é tirada da cartola, para levar o dinheiro de pobres pessoas crédulas, que estão sempre a se dispor com facilidade do tão suado dinheirinho.

A mais recente novidade foi apresentada pelo missionário Romildo Ribeiro Soares, conhecido nos meios religiosos pelo vulgo de R.R. Soares, líder da igreja internacional da graça de Deus, que acaba de lançar uma nova modalidade de coleta de dízimo, que passará a ser feita por meio de débito automático em conta-corrente.

A inovação foi divulgada pelo próprio R.R. Soares em seu programa na Bandeirantes. Na ocasião ele disse que o fiel poderá fazer suas doações mensalmente de forma mais prática. Para tanto, o fiel terá que preencher um cadastro nos sites da igreja e passar seus dados bancários. E quem se cadastrar, vai ganhar um brinde de Jesus, que o missionário não diz o que é.


Para criar o dízimo em conta corrente, a igreja internacional da graça de Deus firmou parceria com o Itaú, Banco do Brasil e Bradesco. Agora o fiel que aderir ao dízimo automático, terá que ficar atento para não ter o seu nome negativado no SPC ou no Serasa, caso não tenha saldo em sua conta corrente no momento da cobrança automática do dízimo.

E tem mais. A igreja do R.R. Soares criou também o cartão de crédito da igreja internacional da graça de Deus, o heaven card (em português, cartão do céu), que entre outras “vantagens”, permite pagar as compras em até 40 dias, financiar no crédito rotativo e fazer saques de emergência no Brasil e exterior.

Acha que acabou? Que nada. A hipocrisia é tamanha, que segundo o missionário, o cartão “é mais uma forma de você contribuir com as ações e obras sociais da igreja”. Além da igreja internacional da graça de Deus, também as igrejas Mundial e Universal aceitam o pagamento de dízimos e doações por meio de cartão de crédito e débito.

R.R. Soares, que compra horários de várias emissoras de televisão e tem uma operadora de TV paga, é cunhado de Edir Macedo e cofundador da Universal do Reino de Deus, da qual se desligou no final de 1.970, por suposta divergência com o parente. Em 1.980 ele criou sua própria igreja.

Só que ao fazer uma rápida pesquisa a respeito do assunto, descobri que essa idéia do R.R. Soares não é nada original. Ao que parece quem criou esse tipo de arrancar o dízimo do fiel foi a igreja católica. Tanto é que em 2.009, a TV Vanguarda, de São José dos Campos, levou ao ar uma matéria sobre a tecnologia empregada nas igrejas católicas daquela cidade e, dentre as tecnologias apresentadas, a que mais se destacava era o débito automático do dízimo, sob o argumento de que tal iniciativa “facilita ao fiel e à igreja”.

Mais evidências de que essa idéia de R.R. Soares não é nova são encontradas no site da canção nova (http://clube.cancaonova.com/cartaodecredito_.php). Lá pode ser encontrado o Clube da Evangelização e todos os detalhes para que o fiel efetue a sua doação por meio de cartão de crédito.

Apesar de tal operação ser legal, pois a pessoa tem o direito de dispor de seu dinheiro da forma que quiser, mesmo que seja para manter regalias alheias, é preciso lembrar-se do que disse Jesus Cristo: Todo aquele que amar mais ao dinheiro do que a mim, não é digno de entrar no reino dos céus…

Infelizmente, a impressão que se tem é de que a religião está sendo transformada em comércio, e a frase acima citada, foi substituída por outra nada interessante, que diz: Se existe uma estrada para o céu, eu sou o pedágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário