sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Tudo pronto para o maior evento da cultura germânica do Estado


A 1ª Oktoberfest Capixaba oferecerá dezenas de atrações locais e nacionais, em três dias de muita música, dança, arte e culinária pomeranas

Uma grande festa da culinária, cultura e arte do povo pomerano, com danças tradicionais, grupos musicais do estilo germânico, artesanato e pratos típicos. Assim será a 1ª Oktoberfest Capixaba, a ser realizada de 18 a 20 de outubro, em Santa Ma
ria de Jetibá, no interior do Estado.
O projeto é do Instituto Interação e agrega o antigo Festival da Diversidade Cultural (já realizado em cinco edições). A ideia é promover uma festa ainda maior, visando agregar maior público e fluxo turístico para a região. O evento realizado em parceria com a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e apoio dos Grupos de Danças de Santa Maria de Jetibá.
Como acontece em todas as festas promovidas no município, a expectativa é receber grande público: aproximadamente 15 mil pessoas deverão participar dos três dias de festa. Além do próprio município, também deverão prestigiar o evento vizinhos de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçú, Domingos Martins, Afonso Cláudio e também de municípios como toda a Grande Vitória, Colatina, Linhares, Pancas, Baixo Guandú, Laranja da Terra, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Nova Venécia, entre outros.

Programação variada
A maioria dos grupos de dança que se apresentará é de Santa Maria de Jetibá, mas também há de Domingos Martins, Afonso Cláudio, Laginha / Pancas e Itueta (MG). Os grupos musicais também são de diversos municípios do Estado como Fritz Freuden,  Germanos, Banda Froelich e de fora, como a conhecida nacionalmente Banda do Barril, de Santa Catarina, que também é uma das grandes atrações da Oktoberfest de Blumenau.
A Oktoberfest começa na sexta-feira, 18, com eleição do casal Rei & Rainha Oktoberfest que serão os grandes anfitriões e alegrarão a festa. Haverá ainda apresentação da catarinense Banda do Barril, uma das mais tradicionais do estilo germânico do país, e um baile no Ginásio (com cobrança de entrada) com a banda Som & Cia.
No sábado (19), a programação se inicia às 14 horas com o bloco do Fritz e da Frida, com carros alegóricos desfilando pelas principais ruas da cidade com muita dança, alegria e chopp (não haverá chopp gratuito, mas aqueles que quiserem participar do bloco poderão adquirir seu abadá que dá direito a uma camiseta, uma caneca e três  tíquetes de chopp para curtir o bloco). A programação continua na praça de eventos, a partir das 19 horas, com apresentações de danças e bandas musicais.
No último dia, domingo (20), a festa começa cedo, às 9 horas, com o Bailão de Concertina, e segue às 11 horas, com almoço servido nos restaurantes da Praça de Eventos. A programação segue com muita dança, música e alegria até as 23 horas.
O evento será aberto ao público, com entrada gratuita na praça de eventos. Os bailes que acontecerão no Ginásio terão cobrança de entrada, sendo que a renda será revertida aos grupos de danças do município.

Grupos de dança
Paralelamente à festa, será promovida uma série de apresentações de grupos de dança no Ginásio, ao lado da Praça de Eventos, nos três dias de Oktoberfest. A entrada é franca. Confira a programação:

Dia 18 (sexta-feira)
21 horas – Grupo Tanzerland (Santa Maria de Jetibá)
21h20 – Grupo Hollandanz (Santa Maria de Jetibá)
21h40 - Grupo Fritzadanz (Santa Maria de Jetibá)

Dia 19 (sábado)
19 horas – Coletivas, integrações e polonese
20 horas - Grupo Hochlantanz (Santa Maria de Jetibá)
20h20 - Grupo Edelstein de Laginha (Pancas)
20h40 – Grupo Os Pomeranos (Santa Maria de Jetibá)
21 horas - Grupo Pommerland (Santa Maria de Jetibá)
                                     
Dia 20 (domingo)
13 horas – Grupo Freuligdanz (Santa Maria de Jetibá)
13h20 – Grupo Blumen der Erde Volkstanzgruppe (Domingos Martins)
14 horas – Pomerisch Von Minen (Itueta – Minas Gerais)
16 horas – Grupo Kinderland (Santa Maria de Jetibá)
16h20 – Grupo Neo Latino (Santa Maria de Jetibá)
16h40 – Grupo Vassenfaler (Afonso Cláudio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário