quinta-feira, 24 de outubro de 2013

De olho na inovação


Incubadora de empresas de Vitória participa da Semana de Ciência e Tecnologia atenta ao trabalho de jovens empreendedores

Caminhar pelos corredores da grande tenda montada na Praça do Papa em Vitória é um passeio pelo conhecimento. O público que visita a Semana de Ciência e Tecnologia tem a chance de respirar inovação e empreendedorismo promovidos por jovens cientistas que desde cedo já tomam gosto pelo negócio.
São centenas de jovens espalhados por quase 400 estandes. Opções de ideias e invenções não faltam. Robô que mostra se paciente está acima do peso, colete salva-vidas que pode ajudar em naufrágios e máquinas que ajudam na agricultura. Tudo criado por gente nova, mas que já sabe o que quer.
Não são apenas os visitantes que conhecem e observam o trabalho desses estudantes. Tem olhar crítico e especializado solto pela feira. Profissionais da incubadora de empresas TecVitória tem analisado com atenção os trabalhos e o potencial dos jovens. Muitas dessas ideias podem ser um bom negócio. Alguns podem vir a trabalhar conosco e transformar a criação deles numa empresa incubada, explicou o superintendente da TecVitória, Vinicus Chagas Barbosa.
Uma oportunidade que pode tirar a invenção do limite dos estandes e colocá-la mais próxima dos investidores. O primeiro contato é feito nos corredores com o próprio estudante. Se houver interesse de ambas as partes, é marcado um novo encontro fora da feira.
Além disso, a TecVitória tem dado orientações sobre incubação e falando da importância das empresas incubadas para a fomentação de negócios e da economia.
Entender uma incubadora que apoia a inovação não é difícil: quem quer montar um açougue, por exemplo, não irá encontrar lugar numa incubadora. Mas se um empreendedor criar um software que irá ajudar a gerir a logística da entrega da carne, talvez ele consiga.

Empresas incubadas na Feira
Duas empresas incubadas na TecVitória estão expondo seus trabalhos na 10º Semana de Ciência e Tecnologia. A Intechno levou para feira o único modelo de motor automotivo transparente fabricado no Brasil. Eles são usados para pesquisas, ensino e demonstrações em cursos técnicos, profissionalizantes e de engenharia.
Já a empresa Interama, que atua na criação de jogos, expõe em seu estande algumas opções, entre elas o Physiojoy, um projeto de gameterapia que ajuda na recuperação dos pacientes com lesões físicas e neurológicas. O game foi destaque no SBGames maior e mais importante evento na área de games e entretenimento digital da América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário