segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Encontro Nacional da Juntas Comerciais discutiu situação do Registro Mercantil no Brasil


Entre os dias 23 e 25 de outubro, aconteceu o 3° Encontro Nacional das Juntas Comerciais (III ENAJ) em Vitória. O objetivo principal do evento foi tratar de  modernizar e adequar a  legislação do registro mercantil no país, buscando dar maior agilidade nos serviços prestados pelas juntas comerciais e modernizando o registro de empresas através de serviços oferecidos pela internet. O evento, realizado no Hotel Bristol Four Towers, contou com a presença  de  cerca  de  80  profissionais,  dentre  presidentes,  secretários-gerais,  procuradores  e  gerentes  de tecnologia da informação das 27 Juntas Comerciais do país.
 Atualmente, o Brasil tem uma legislação antiga e incoerente com o atual cenário socioeconômico brasileiro, e, por muitas vezes, mal distribuída. Para mudar a situação legal do Registro Mercantil no Brasil, é necessária a consolidação da atualização das mudanças das instruções normativas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI).  E este assunto também será pauta do III ENAJ.
Quem faz a interlocução entre as Juntas Comerciais e o DREI é a Associação Nacional dos Presidentes das Juntas Comerciais (Anprej). A Anprej é responsável por colher sugestões para alterações das Instruções Normativas a serem editadas e a regulamentação dos procedimentos de legalização de empresas, entre outras ações. Durante o 3° Enaj, foi debatido a atualização dos estatutos da Anprej e o Encontro Internacional do Registro Mercantil, previsto para ser realizado pela primeira vez no Brasil em 2014, no Rio de Janeiro.
O Encontro também foi um momento importante de troca de experiências onde o Departamento de Registro apresentará o andamento dos planos em execução, incluindo o Projeto Integrar, em consonância com a  RedeSim (Lei n°11.598, de 2007).  A Rede Sim está trazendo melhorias no sistema de registro, com a integração das Juntas com os órgãos de licenciamento, tornando o processo mais célere e eficaz, viabilizando a implantação de um portal único de entrada de dados. Além disso, há uma meta da redução do uso de papel, trazendo o registro para o meio digital de forma definitiva com acesso mais rápido e respostas mais ágeis.
De acordo com o secretario geral da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES), Paulo Juffo, uma das metas do encontro foi propiciar a integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Registro Empresarial, contribuindo na padronização dos procedimentos adotados, bem como na simplificação dos processos para o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário