quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Empresas para visitar com os filhos

Cresce o número de iniciativas de empresas que promovem ações ou programas que permitem aproximar as famílias do ambiente de trabalho, levando filhos e cônjuges para conhecer a companhia. Especialistas da área de Recursos Humanos consideram esse tipo de medida benéfica tanto para os profissionais e sua família, quanto para a própria empresa. Os filhos, por exemplo, passam a entender o motivo dos pais ficarem tantas horas fora de casa, reduzindo a sensação de “perda” que geralmente sentem quando estes saem para trabalhar. Eles também aprendem o significado do trabalho e passam a entender o orgulho que o pai ou a mãe tem de fazer parte daquela organização.

Já para os profissionais, ações como estas miniminizam a “culpa” por ter ficar quase o dia todo longe da família. Com colaboradores menos preocupados, as empresas garantem profissionais mais motivados. Elas também se beneficiam com o aumento na integração da equipe já que, geralmente, as visitas envolvem atividades interativas diversas.

No Espírito Santo há muitos e bons exemplos de companhias que adotam, com sucesso, essa prática. Na nova sede da construtora Lorenge S.A., por exemplo, os funcionários podem levar a família para conhecer o local onde trabalham. E eles podem, inclusive, aproveitar a companhia do cônjuge e filhos para almoçar no refeitório próprio da empresa e, ainda, desfrutar de uma bela vista para o Convento da Penha.

Chocotour da Chocolates Garoto
Tradicionalmente conhecida por seu programa de visitas (Chocotour), que recebe mais de 350 mil pessoas por ano, a Chocolates Garoto é outra companhia que investe na ideia. Todo ano seus colaboradores têm direito a uma visita gratuita à empresa, acompanhados dos seus dependentes. Além disso, os filhos dos profissionais que participam do Clubinho Garoto podem visitar a empresa gratuitamente, com acompanhante, no mês de seu aniversário.

Desde outubro, quando foi aberta a temporada de visitas à sua linha industrial e ao seu museu aos sábados, a Garoto já vem convidando seus colaboradores a levarem os filhos, acompanhando-os no tour. Com os novos horários disponíveis até o final de março, o programa espera receber pelo menos mais 5.000 mil visitantes, dentre eles seus próprios colaboradores e familiares. Para a criançada, a visita é sempre uma festa. Afinal, que menino ou menino não sonha em entrar numa grande fábrica de chocolates, conhecer a produção e, claro, saborear o produto?

Programa Conhecer da ArcelorMittal Tubarão
Quem também oferece oportunidade para os filhos visitarem o trabalho dos pais é a ArcelorMittal Tubarão, em Serra. A partir do Programa Conhecer, é possível conferir os processos de produção, operação e gestão desta que é hoje uma das maiores fabricantes de aço do mundo. Somente no ano passado, quase 10 mil pessoas participaram do programa.

As visitas
  • Para participar das visitas da ArcelorMittal Tubarão basta acessar o site www.arcelormittal.com/br/tubarão e clicar no link do programa Conhecer ArcelorMittal. O programa é aberto a grupos de alunos, profissionais diversos e comunidade organizada, além de visitantes individuais.
  • As vagas para visitas à Chocolates Garoto são limitadas e os horários variados e programados. Como são guiadas, é necessário agendamento antecipado, pelos telefones (27) 3320.1708 / 1709. A entrada é permitida para crianças com idade mínima de sete anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário