terça-feira, 4 de novembro de 2014

Universitários constroem “Pontes de Macarrão”

A competição acontece há muitos anos em vários países do mundo e, também, em alguns Estados do Brasil

Tradicional internacionalmente há mais de duas décadas e também em algumas faculdades e escolas espalhadas pelo Brasil há alguns anos, o concurso de “Pontes de Macarrão” acontecerá pela primeira vez na Faculdade Multivix de Vitória, no dia 06 de novembro, com participação dos alunos de Engenharia da instituição.

O objetivo é que os estudantes construam maquetes usando massa de macarrão duro, seco e reto. A estrutura será montada em um vão específico de um metro e deverá ser capaz de sustentar cargas de tamanhos variáveis. Depois de prontas e julgadas de acordo com as normas, as pontes serão submetidas a cargas de 5kgf, por pelo menos cinco segundos. Essa carga será aumentada de 5 em 5kgf, até a ruptura da estrutura. Vence a competição quem montar a ponte que suportar mais peso.
O concurso usa como base experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino do exterior e coloca em prática teorias aprendidas em sala de aula e outras que sequer foram lecionadas. Com propósitos experimentais e competitivos, a experiência faz parte das formas alternativas de ensino que cada vez mais ajudam na formação dos alunos.
"O concurso já acontece em outras universidades do país, mas aqui será a primeira vez. Creio que será a chance para aqueles que ainda não tiveram nenhuma aula prática enxergarem a razão para todo o estudo teórico e para tantos cálculos", afirma Lorenzo Lube, professor de Resistências Materiais, do curso de Engenharia, da Faculdade Multivix. Ele acrescenta que o concurso dispõe regras sobre medidas mínimas e máximas, peso máximo das estruturas e outros quesitos. Longe de ser uma brincadeira, esse tipo de projeto demanda habilidades manuais, cálculos e conhecimento por parte dos alunos.


Curiosidade: o recorde brasileiro desse tipo de disputa foi batido por estudantes do Rio Grande do Sul, com uma ponte que suportou 142 kgf (um quilograma-força é a força exercida por uma massa de um kg sujeita à gravidade terrestre). No mundo, o recorde é de 176 kgf, conquistado por estudantes canadenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário