terça-feira, 18 de novembro de 2014

Exposição em memória às vítimas do trânsito até amanhã, 19, no Shopping Vila Velha


Os interessados em conhecer a mostra “Palavras e Memórias”, com depoimentos de parentes de vítimas de acidentes no trânsito, têm até amanhã, 19, para visitá-la, gratuitamente, no primeiro piso do Shopping Vila Velha.

O evento é uma realização do Detran|ES e do Jornal A Gazeta dentro do Projeto Trânsito Seguro, que aproveita o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito (terceiro domingo do mês de novembro) para promover uma reflexão da sociedade sobre a violência no trânsito, suas causas e consequências, além da necessidade de mudanças de atitude nas vias. “Por meio de exposições como essa, em que famílias das vítimas dão seus depoimentos, expõem a sua dor, acreditamos que elas sintam-se mais aliviadas, ao mesmo tempo em que comovem outras pessoas para se evitar que novas tragédias aconteçam”, afirma o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes.

Os testemunhos contidos na exposição são de familiares que foram atendidos pelo NarpTran, Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares, serviço oferecido pelo Detran-ES que oferece assistência psicológica às pessoas que se envolveram ou perderam entes queridos em acidentes de trânsito.  A psicóloga  do NarpTran, Jéssica Dias Castilho, explica que o atendimento visa a reintegrar a vítima ou seu familiar à vida e ao dia  a dia, “mesmo sabendo que ela jamais será a mesma”. “Nesses momentos, o que as pessoas mais buscam e precisam é de apoio, de uma ajuda para enfrentar a difícil realidade que estão vivendo”, afirma ela, acrescendo que muitos atendidos pelo serviço acabam se tornando multiplicadores das boas práticas no trânsito. “Muitas pessoas não querem que aconteça com outras famílias, o que aconteceu com elas. E nós, do NarpTran, incentivamos essa postura e esse engajamento”, disse.

Saiba mais
  • O NarpTran (Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares) foi criado há quatro anos pelo Detran-ES, em parceria com a Delegacia de Delitos de Trânsito, para dar assistência psicológica às pessoas que se envolveram ou perderam entes queridos em acidentes de trânsito. Formado por uma equipe de quatro psicólogas, o NarpTran e trabalha com a terapia breve focal e, em caso de necessidade, encaminha o cidadão para outros serviços, tais como atendimento jurídico, fisioterapêutico e médico. Além do atendimento individual, a equipe do NarpTran também promove um trabalho denominado Grupo Focal, que consiste num encontro mensal dos atendidos com o objetivo de compartilhar as frustações e amenizar as dores das famílias que perderam o ente querido, ou mesmo aqueles que foram vítimas parciais em acidentes no trânsito. Mais informações: (27) 3227-4589.
  • O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito é uma data oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em outubro de 2005 para chamar a atenção sobre a tragédia representada pelo grande número de lesões e mortes ocorridas nas vias públicas em todo o mundo. O dia é celebrado no terceiro domingo de novembro.
  • Entre e curta a página do projeto no Facebook: www.facebook.com/projetotransitoseguro.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário