quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Empresa capixaba apresenta novidades para construções sustentáveis e inteligentes


O mercado de engenharia civil vive em busca de inovações que visam economias e que tragam agilidade combinada ao mínimo de impacto possível ao meio ambiente. E é com essa proposta que a CiaBrasil Engenharia acaba de adotar novas metodologias construtivas em suas obras.

Uma das novidades é o canteiro de obras sustentável, através de uma parceria com a Lorenzini Protensão / Protenção Impacto. A construtora é a primeira do Estado a implantar esse tipo de estrutura na construção e reformulação de canteiros de obra.

A estrutura do canteiro sustentável é composta por peças de plástico reciclado, que proporcionam facilidade e rapidez no processo de montagem, além redução dos custos de manutenção. Outro beneficio é o ganho de espaço na área da construção, com economia de cerca de 12% de área útil, devido à menor espessura de suas paredes. Por contar com módulos reaproveitáveis, as empresas também diminuem o desperdício de materiais, um grande problema dos modelos de canteiros convencionais, onde toda estrutura montada para atender a uma obra no final é descartada, gerando resíduos que impactam a natureza e desperdício do investimento.

Segundo Thiago Costa, Gestor de Contratos de Ferrovias da CiaBrasil Engenharia, a flexibilidade arquitetônica é um dos destaques da estrutura, já que a unidade pode ser reconstruída em outras obras. “O canteiro também oferece inúmeras possibilidades de acabamento, aspectos térmicos, de ventilação e de conforto, que permitem ajustar às necessidades da obra e da equipe”, ressalta.

Outra novidade adotada pela empresa é concreto PVC. Desenvolvido no Canadá e agora utilizado no Brasil, o novo método construtivo é totalmente industrializado e compatível com qualquer projeto. A estrutura é formada por perfis leves e modulares de PVC, de simples encaixe,  e o sistema é preenchido com concreto e aço, resultando em um produto de elevada resistência e com inúmeras qualidades construtivas. Esse tipo de construção oferece alta produtividade,  além de outros benefícios, como a construção rápida e limpa, redução de desperdícios e entulho, economia no consumo de água na obra, além do PVC ser um produto reciclável, etc.


A CiaBrasil Engenharia ergueu o primeiro canteiro sustentável do Estado na área da Vale, onde a empresa é responsável pela manutenção dos caminhos de rolamento das empilhadeiras e recuperadoras e transportadores dos portos de Tubarão e Praia Mole.  Já a utilização de PVC concreto, será em uma obra dentro da área industrial  da Samarco, prevista para começar no início de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário