quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Exposição e corrida marcam programação do Jornal A Gazeta e Detran|ES em memória às vítimas do trânsito









Aproveitando a realização, em novembro, do Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito (terceiro domingo do mês), o Detran|ES e o Jornal A Gazeta irão realizar ações dentro do Projeto Trânsito Seguro, com o objetivo de promover a reflexão da sociedade sobre a violência no trânsito, suas causas e consequências, além da necessidade de mudanças de atitude nas vias. 

A programação vai de 13 a 19 deste mês e inclui uma exposição e uma corrida. A mostra “Palavras e Memórias” é composta de depoimentos emocionantes de parentes de vítimas de acidentes no trânsito. Os testemunhos são de familiares que foram atendidos pelo NarpTran, Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares, serviço oferecido pelo Detran-ES que oferece assistência psicológica às pessoas que se envolveram ou perderam entes queridos em acidentes de trânsito. A exposição poderá ser conferida, gratuitamente, no primeiro piso do Shopping Vila Velha.
 
Já a prova de rua será realizada no feriado de  15 de novembro, com largada às 7h30 da orla de Camburi, em Vitória. A 2ª edição da Corrida Juntos Pela Vida terá percurso de 5 km, com concentração, largada e chegada no Bolsão de Estacionamento (em frente ao Hotel Aruan), na Praia de Camburi.

Foram disponibilizadas mil vagas, todas já preenchidas. De cunho beneficente, a corrida não cobrou taxa de inscrição, mas solicitou aos inscritos a doação de, no mínimo, dois quilos de alimentos (arroz, feijão ou macarrão) que serão destinados a entidades a serem definidas. A entrega dos mantimentos deverá ser feita no momento da retirada do Kit-Corredor, nos dias 13 (quinta-feira) e 14 (sexta-feira), das 10 às 22 horas, na loja do projeto Trânsito Seguro, localizada no segundo andar do Shopping Vila Velha.

A arbitragem da prova será feita pela Federação Capixaba de Atletismo (FECAT) e a cronometragem por meio de chip descartável. Os Kits serão compostos por camisas em poliamida (que proporciona secagem rápida do suor, leveza e toque gelado, ajudando na perfomance do corredor), bolsa tipo saco-mochila, numeração, chip eletrônico, manual do corredor e seguro individual do atleta.

Os cinco primeiros colocados das categorias Geral Masculino e Feminino receberão troféu, assim como os cinco primeiros colocados da categoria Funcionário Detran Masculino e Feminino. Todos os atletas que terminarem a prova no tempo máximo de uma hora receberão uma medalha de participação.

Visando a garantir a segurança e o conforto dos atletas, uma grande estrutura está sendo preparada para o evento, que contará com banheiros químicos, tenda para entrega de kit lanche, ônibus guarda-volumes, pontos de hidratação, equipe de profissionais da área médica e unidades UTI. Dentre os diferenciais da prova estão o serviço de motolância (motos com técnicos de enfermagem que estarão à disposição para eventuais atendimentos) e o serviço de aquecimento e alongamento que será oferecido no local por profissional de Educação Física.

Para os corredores que quiserem deixar registrada sua participação na prova, a organização vai disponibilizar fotos individuais, gratuitamente, no site www.esportevix.com.br.

Saiba mais
·        O NarpTran (Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares) foi criado há quatro anos pelo Detran-ES, em parceria com a Delegacia de Delitos de Trânsito, para dar assistência psicológica às pessoas que se envolveram ou perderam entes queridos em acidentes de trânsito. Formado por uma equipe de quatro psicólogas, o NarpTran e trabalha com a terapia breve focal e, em caso de necessidade, encaminha o cidadão para outros serviços, tais como atendimento jurídico, fisioterapêutico e médico. Além do atendimento individual, a equipe do NarpTran também promove um trabalho denominado Grupo Focal, que consiste num encontro mensal dos atendidos com o objetivo de compartilhar as frustações e amenizar as dores das famílias que perderam o ente querido, ou mesmo aqueles que foram vítimas parciais em acidentes no trânsito. Mais informações: (27) 3227-4589.

·        O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito é uma data oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em outubro de 2005 para chamar a atenção sobre a tragédia representada pelo grande número de lesões e mortes ocorridas nas vias públicas em todo o mundo. O dia é celebrado no terceiro domingo de novembro.

·    Entra e curta a página do projeto no Facebook: www.facebook.com/projetotransitoseguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário