terça-feira, 25 de novembro de 2014

Campanha de coleta de materiais de difícil reciclabilidade



Por mês, milhões de toneladas de resíduos são descartados, gerando um acúmulo desses materiais. Pensando em ajudar o meio ambiente e ser sustentável, a Faculdade Multivix-Nova Venécia se uniu ao TerraCycle, projeto de ordem mundial que cria produtos verdes a partir de vários tipos de materiais de difícil reciclabilidade como pacotinhos de suco, lápis, escovas de dente, tubos de desodorante, mamadeiras, entre outros, e que não possuem destinação adequada.
A Multivix e a TerraCycle estão organizando uma campanha de arrecadação de materiais (veja listagem abaixo), para que sejam reciclados e transformados em produtos de consumo. O ponto de coleta fica no campus de Nova Venécia, em frente ao bloco 08, e estará aberto até o final do ano. A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Talita Aparecida Pletsch, ressalta a importância da ação para as pessoas em geral. “A campanha de reciclagem envolve os alunos do curso em um processo que auxilia na economia de recursos naturais e conscientiza a população sobre o consumo sustentável”.
A TerraCycle desvia bilhões de embalagens de aterros sanitários/ lixões e de incineradores pelo mundo e as transforma em produtos “upcycle” ou reciclados, o que reduz a necessidade de extração de novos materiais do meio ambiente. Entre os produtos criados a partir do que é coletado estão bancos de plástico, mochilas, saboneteiras, lixeiras, vasos, estojos e etc.
O objetivo é eliminar resíduos através de formas inovadoras e únicas de reutilizá-los. A Campanha da TerraCycle é um programa que arrecada dinheiro coletando resíduos e todo o valor é doado para escolas e organizações sem fins lucrativos


Materiais que serão coletado
- Escovas de dente, embalagens vazias de creme dental, embalagens de papel ou plástico de creme e escova;
- Esponjas velhas de lavar louça;
- Lápis  grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, Marca textos, marcadores permanentes, apontadores e borrachas.


História
Fundada, em 2001, por um estudante de 19 anos chamado Tom Szaky da Universidade de Princeton, a TerraCycle começou como uma empresa de fertilizantes orgânicos e expandiu para uma companhia de multi–categoria e “eco–friendly”. O sonho do Tom era encontrar um novo caminho mais responsável de se fazer negócio e que fosse, ao mesmo tempo, bom para o planeta e para as pessoas. Tom Szaky foi reconhecido como um visionário no ramo de negócios em um documentário sobre a TerraCycle, produzido por Adrian Granier, da SHIFT produções. A TerraCycle também foi destaque em uma reportagem de capa da revista USA Today.


Nenhum comentário:

Postar um comentário