quinta-feira, 20 de novembro de 2014

2ª Corrida Juntos Pela Vida: mais de 1,5 tonelada de alimentos entregues para entidades sociais em Viana

Hoje, 20 de novembro, foi dia de entrega dos 1.533 quilos de alimentos arrecadados durante a segunda edição da corrida 'Juntos Pela Vida', realizada no último sábado, dia 15, na Praia de Camburi, em Vitória.  O evento beneficente teve como objetivo conscientizar a população sobre a violência no trânsito, numa realização do Detran|ES e do Jornal A Gazeta, dentro do Projeto Trânsito Seguro.

Pastor Geraldo Luiz recebe a doação das mãos do diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes (Singular Fotografia)
Mil corredores participaram da prova, que não cobrou taxa de inscrição. Para se inscrever, os participantes fizeram a doação de alimentos não perecíveis, agora revertidos para duas instituições sociais, localizadas em Viana: o “Instituto Neemias de Recuperação de Dependentes Químicos” e a Casa Terapêutica Gileade. Ambas as entidades atuam na recuperação de dependentes químicos do sexo masculino com idade a partir de 18 anos. Segundo o responsável pelo Instituto Neemias, o Pastor Geraldo Luiz, da Igreja Cristã Filadélfia, a doação ajudará, e muito, no atendimento aos 20 internos atendidos atualmente e sua expectativa é poder focar ainda mais no tratamento dos seus atendidos. “Essa doação será uma grande ajuda. Agora podemos intensificar os trabalhos que já realizamos”, declarou.

Ele explicou que, entre outros serviços, a entidade oferece psicoterapia individual, em grupo e familiar; aconselhamento motivacional; terapia ocupacional; oficinas terapêuticas; acompanhamento social e familiar; assistência religiosa, jurídica e previdenciária; atividades físicas, de lazer e culturais, como artesanato, pintura em tecido, bordado e outras. Uma equipe multidisciplinar, com sete profissionais, faz o acolhimento e tratamento dos internos.

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes,  esse é o segundo ano que essas entidades são beneficiadas pela corrida Juntos Pela Vida. “Conhecemos bem o trabalho sério promovido por essas instituições que tanto contribuem na recuperação de pessoas com dependência química. Elas oferecem um atendimento importante para os usuários e seus familiares, e essa doação, certamente, contribuirá para que elas obtenham resultados ainda melhores”, afirmou.

Acolhimento
Uma das principais vertentes de trabalho do Instituto Neemias e da Casa Terapêutica Gileade está no envolvimento das famílias no tratamento dos usuários de drogas. Segundo o Pastor Geraldo Luiz, a participação familiar é essencial para a recuperação de uma pessoa drogada. “Os familiares precisam ser ativos nesse processo. Até mesmo os hábitos de casa precisam mudar e se adequar para que o dependente tenha mais facilidade em largar o vício”, explicou. 

Além de receber atendimento de profissionais, os internos também seguem uma rotina controlada, com horário para acordar, dormir, se alimentar, fazer atividades de lazer ou aprendizado. Além disso, são eles os responsáveis por cuidar da sua própria higiene e da limpeza do local onde são atendidos. “Isso é importante porque, lá fora, eles vão precisar seguir regras, cumprir horários e assumir responsabilidades. Essa também é uma forma de aprendizado”, ensinou o Pastor.

Projeto Trânsito Seguro
Além da Corrida Juntos Pela Vida, o Projeto Trânsito Seguro, criado para marcar a realização, em novembro, do Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito (terceiro domingo do mês), promoveu uma exposição, “Palavras e Memórias”, com depoimentos de parentes de vítimas de acidentes no trânsito.  A mostra foi realizada de 14 a 19 deste mês, no Shopping Vila Velha, com o objetivo de promover a reflexão da sociedade sobre a violência no trânsito, suas causas e consequências, além da necessidade de mudanças de atitude nas vias.


Os testemunhos eram de familiares que foram atendidos pelo NarpTran, Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares, serviço oferecido pelo Detran-ES que oferece assistência psicológica às pessoas que se envolveram ou perderam entes queridos em acidentes de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário