quarta-feira, 26 de junho de 2013

Garoto Bom de Bola: o sucesso de um projeto que começou na brincadeira


Quando parou de jogar bola, o ex-jogador de futebol capixaba Jorge Galacho Nunes decidiu demonstrar sua paixão pelo esporte de outra forma. Em uma quadra de futsal no bairro Eurico Salles, na Serra, ele passou a compartilhar seus conhecimentos básicos sobre o futsal para um grupo de oito garotos que ali brincavam. Aos poucos, foi percebendo que aquela atividade despertava grande interesse entre os meninos que passavam pela quadra. Foi assim que, há cerca de cinco anos, surgiu um projeto que hoje conta com 278 jovens atletas, com idades entre sete e 20 anos: o “Garoto Bom de Bola”.

Longe da ideia de formar um time para ganhar campeonatos, a iniciativa nasceu com propostas muito mais nobres: contribuir para estimular o conhecimento entre os garotos participantes e para um melhor desenvolvimento dos alunos na escola e na família. Tanto é que, para participar, cada criança deve apresentar uma declaração de bom desempenho nos estudos.

Criado em 2007, o projeto ganhou estabilidade, parceiros, profissionalismo. Como consequência, os títulos começaram a aparecer. Hoje o time coleciona conquistas em campeonatos estaduais e até participações em campeonatos nacionais.

Mesmo após a morte do ex-jogador de futebol e fundador do projeto, Jorge Galacho, aos 65 anos, em dezembro do ano passado, o “Garoto Bom de Bola” não perdeu força. Ao contrário. Hoje com quase 300 atletas, o projeto oferece, além dos treinos com bola na quadra agora batizada de “Jorge Galacho Nunes”, preparação física, acompanhamento psicológico, fisioterapia e aulas de reforço escolar.

Com apoio da ArcelorMittal Tubarão, a Associação Garoto Bom de Bola também conta com incentivo do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Projeto Esporte pela Paz.

Algumas conquistas do projeto “Garoto Bom de Bola”


A primeira conquista nas quadras foi em 2008: o terceiro lugar no Campeonato Estadual de Futsal, categoria sub-9. Logo em seguida, as equipes sub-13 e sub-15 também ganharam medalhas. Em 2011, os atletas da categoria sub-17 venceram o Campeonato Estadual e ganharam vaga na taça Brasil de 2012, a primeira divisão do futsal nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário