quarta-feira, 12 de junho de 2013

Conheça os custos que envolvem a aquisição de um imóvel


            Na hora de realizar o sonho da casa própria, há gastos com impostos que geralmente não estavam previstos no orçamento. Para quem está vivendo essa situação, a Imobiliária Francisco Rocha imóveis, fornece algumas orientações, por exemplo, sobre as várias taxas que envolvem a transação. É o caso do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é pago ao município, e do Imposto de Transmissão "Causa Mortis" e Doação (ITCMD), cobrado caso o imóvel tenha sido recebido por doação ou herança.
De acordo com Francis Rocha, diretor da imobiliária, o custo padrão da transferência de um imóvel escriturado representa cerca de  4,5% a 5% do valor do bem. Caso tenha sido construído em área de marinha, será acrescido, ainda, cerca de 5% a mais de taxa de laudêmio.
Já as negociações de compra e venda realizadas por construtoras podem ser diferentes. “Algumas construtoras têm por hábito cobrar a taxa de tranferência, caso o comprador queira realizar a comercialização do imóvel comprado na planta. Esse procedimento de repasse envolve cerca de 3% do valor do imóvel”, explica o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário