quarta-feira, 23 de maio de 2012

Novas tecnologias chegam aos canteiros de obras do ES



Alvo das novas tecnologias, os canteiros de obra do Espírito Santo tornam-se mais seguros e com capacidade de produção aumentada. As melhorias resultam de iniciativas que substituem os tradicionais andaimes suspensos e o processo natural de corte e dobra de toda a ferragem de estrutura de edifícios.
Entre as construtoras que já adotam a prática está a Lorenge S.A.. A empresa planeja substituir andaimes suspensos utilizados hoje por plataforma cremalheira, equipamentos de estrutura fixa, erguido mecanicamente (igual a um elevador) e que não balança ao ser içado.

“É mais seguro para o colaborador e ainda aumenta a capacidade de aproveitamento de materiais, elevando os índices de produtividade”, esclarece José Élcio Lorenzon, presidente da construtora.
Outra iniciativa da empresa foi executar na fábrica de componentes o corte e dobrar de toda armação das estruturas dos prédios da estrutura. Esse item era feito pelo próprio colaborador nos canteiros da obra. O processo era longo, exaustivo, e demandava esforço físico, pois era preciso transportar grandes quantidades de barras de ferro.

Com a fábrica de componentes, a Lorenge S.A. inseriu maquinários que cortam, dobram e montam as vigas. “Assim levamos as ferragens prontas para os canteiros de obras”, explica José Élcio.
Segundo ele, as iniciativas já estão sendo implantada nos canteiros de obra da Lorenge S.A.. Elas focam a melhoria da qualidade do trabalho prestado pelo colaborador, uma vez que, com segurança e facilidade para executar as atividades, os retornos para as construtoras são imensuráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário