sexta-feira, 25 de maio de 2012

Game para reabilitação de pacientes

Pacientes que vivem inventando desculpas para fugir das sessões de fisioterapia não terão mais como escapar do tratamento. Essa é a proposta da empresa capixaba Interama que, junto à Faesa, vai começar a desenvolver o Fisiojoy: um sistema de realidade virtual capaz de estimular a reabilitação de pacientes usando jogos de vídeo game.
O projeto permite que, durante a sessão fisioterápica, os pacientes movimentem todo o corpo e não apenas as mãos, como acontece nos games tradicionais. É possível, por exemplo, simular jogos e brincadeiras que necessitam de empenho força e equilíbrio, possibilitando uma boa movimentação.
O sistema está entre os projetos que foram selecionados pelo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Espírito Santo (Fapes) para apoiar projetos de desenvolvimento de inovação tecnológica. A expectativa é que o projeto termine em 18 meses.
Kinect
O Fisiojoy funciona através do Kinect, da Microsoft, que captura os movimentos do corpo. Um fisioterapeuta vai configurar esses movimentos no sistema, de forma a trabalhar grupos musculares específicos, de acordo com o tratamento que o paciente precisa.
Segundo o diretor de negócios da Interama, Luiz Gerosa, a interatividade e a diversão, características do ambiente virtual, tendem a estimular o paciente, fazendo com que ele treine com mais frequência e por um longo período sem cansar. Outra vantagem é que os games simulam tarefas do dia a dia e geram, inclusive, situações inesperadas que ajudarão a prevenir acidentes quando o paciente estiver longe do seu fisioterapeuta.
Diversas clínicas no Brasil e no exterior vêm obtendo resultados positivos com o uso dos jogos em fisioterapias. A invenção também agrega qualidade de vida e redução de doenças secundárias nos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário