quarta-feira, 23 de maio de 2012

Garoto investe em comunicação em vídeo para colaboradores surdos



Autonomia e mais facilidade na hora de se comunicar. Com esse objetivo, a Chocolates Garoto é a primeira empresa no país a instalar um sistema de comunicação em vídeo para seus colaboradores surdos. A nova tecnologia consiste num aparelho, chamado VPAD, utilizado para fazer ligações e disponível na portaria da Fábrica, para todos os profissionais surdos. O equipamento começou a funcionar ontem (21).


Segundo a tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Garoto, Fernanda Nogueira, o novo aparelho está sendo instalado em substituição ao Terminal Telefônico para Surdo, o TTS, sistema com modalidade de comunicação escrita.

O VPAD funciona da seguinte forma: o colaborador digitará o número desejado e será direcionado para uma central de intérpretes que ligará para o número desejado e fará a intermediação, sempre em Língua Brasileira de Sinais. Se a pessoa com quem ele deseja se comunicar possuir o mesmo aparelho, a comunicação é direta em Libras, sem a necessidade de um intermediador da central de intérprete. Sendo assim, sempre que desejar realizar suas ligações, o colaborador  Surdo, não dependerá de alguém para fazer por ele.


 “A empresa se empenha em ações de inclusão e acessibilidade comunicacional para os seus colaboradores Surdos e com deficiência auditiva. Substituir o TTS por um aparelho de comunicação em vídeo dará mais agilidade e maior independência aos colaboradores Surdos e valoriza o uso da Libras na empresa, eliminando barreiras de comunicação”, comenta Fernanda.

3 comentários:

  1. Excelente iniciativa da Garoto,sempre saindo na frente.

    ResponderExcluir
  2. Caesarlibras Cursos, especializada em LIBRAS, parabeniza a Garoto pela iniciativa, quebrando paradigmas. Exemplo para todos os gestores nas várias empresas.

    ResponderExcluir