quinta-feira, 24 de abril de 2014

Programa reduz índices de Hipertensão Arterial entre empregados

No mês de comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril), a ArcelorMittal Tubarão registra redução de casos da doença a quase zero entre seus empregados.


Cerca de 25% da população brasileira - chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes no Brasil - sofrem com a hipertensão arterial. A doença, considerada um mal silencioso, pode provocar o desenvolvimento de infarto e derrame, e para preveni-la é preciso, principalmente, manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Na tentativa de reverter essa incidência, muitas empresas e instituições capixabas têm desenvolvido ações para conscientizar seus diversos públicos para a importância de controlar a pressão arterial. Um exemplo bem-sucedido é da ArcelorMittal Tubarão que, desde 1993, desenvolve um programa, Pró-Vida, que engloba diversas ações voltadas para o bem-estar e a saúde dos empregados, dentre elas a orientação e controle da hipertensão.  

O resultado é que o percentual de empregados com a doença caiu de 8,2%, no primeiro ano do Pró-Vida, para 0,1% em 2013. “Somente no ano passado, foram realizados 101.805 atendimentos nas mais diversas áreas de atuação da saúde que comprovaram que os índices de risco de doenças crônicas, como a hipertensão, vêm reduzindo exponencialmente entre os empregados”, afirmou o gerente de Medicina e Saúde, Fernando Ronchi.

O Pró-Vida também promove programas de combate ao tabagismo, diabetes, colesterol e obesidade, entre outros, e prevê atendimento aos empregados por médicos, assistentes sociais, professores de educação física, nutricionistas e psicólogos. A partir dos exames periódicos e do levantamento de indicadores de riscos, essa equipe multidisciplinar traça o chamado "Perfil de Saúde" do profissional. De acordo com a avaliação de cada um, são prescritas desde mudanças nos hábitos alimentares até atividades físicas específicas.

Entre as metas do programa estão, ainda, o estímulo às atividades físicas, importantes ferramentas de combate ao estresse e melhoria da qualidade de vida, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário