quarta-feira, 11 de julho de 2012

Programa de conscientização ambiental mobiliza professores de Vila Velha



Uma bem-sucedida iniciativa, implantada no final de 2010, em 15 escolas da rede de ensino municipal de Vila Velha, volta com força total. Em junho, a equipe do Programa Cuidar retornou ao município para formar os educadores das instituições que ainda não participaram do programa. A expectativa é atingir todas as escolas públicas municipais de Ensino Fundamental (I e II), num total de 61 unidades, beneficiando cerca de 34 mil estudantes.

Criado com o objetivo de promover a sustentabilidade socioambiental por meio da conscientização de crianças e adolescentes a respeito da temática da preservação do meio ambiente, o Cuidar é uma realização da Chocolates Garoto em parceria com a Secretaria de Educação de Vila Velha.

As primeiras formações dessa nova fase foram realizadas, nas últimas semanas, na UMEF Reverendo Antônio Silva Cosmo (Jardim Colorado - Vila Velha), envolvendo 60 educadores, e na escola rural do Xuri (UMEF Rev. Waldomiro Martins Ferreira - Av. Brasil, s/n – Parque Residencial Vela Branca), com cerca de 80 professores. E as próximas já estão agendadas: serão realizadas de 28 a 31 de agosto, na UMEF Reverendo Antônio Silva Cosmo.

Além dos conceitos de sustentabilidade ambiental, os professores receberam orientações sobre os Programas Nutrir e Saber, sendo que o primeiro já é desenvolvido pela Chocolates Garoto há quatro anos. O Nutrir é voltado para a educação alimentar saudável; já o Saber trabalha principalmente com comunidades rurais os conhecimentos  de cada comunidade: suas histórias, cultura e relação das crianças com a agricultura. Ambos fazem parte dos pilares  de Criação de Valor Compartilhado (CSV),  conceito na responsabilidade social corporativa desenvolvido na Nestlé e implantado na Chocolates Garoto.

Com essas iniciativas, a empresa compromete-se em devolver ao Estado todo o reconhecimento em forma de fomento ao turismo, ao esporte e à economia, assim como em continuar investindo em ações sociais e ambientais como estas, ligadas ao CSV cuja proposta é possibilitar à empresa criar valor para a sociedade, em cada uma das etapas da sua cadeia de valor. Ou seja, mostrar que cada atividade tem potencial para produzir benefícios sociais. O CSV é composto por três pilares: Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural, todos com proposta principal de atuar com responsabilidade desde a produção da matéria-prima.

Programa Cuidar
A primeira etapa do Programa Cuidar consistiu na seleção das 15 escolas participantes e seu treinamento, no final de 2010, por equipes pedagógicas capacitadas por monitores da Fundação Nestlé do Brasil. A iniciativa ensinou conceitos de preservação ambiental e ofereceu material de apoio com cartilhas, jogos educativos e outros.

No ano seguinte, 2011, alunos das escolas envolvidas no projeto participaram de um concurso que escolheu os melhores projetos socioambientais. A premiação consistiu em divulgação na mídia e um valor simbólico de R$ 2 mil (investido na escola campeã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário