quarta-feira, 11 de julho de 2012

Evento marca 20 anos de lançamento do filme “Mal-das-Águas”




Será relançado o filme Kazhumbi Ojo Kalunga (“Mal-das-Águas”), premiado em festivais de cineclubes no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Nordeste, nos anos 90. A única apresentação da obra em Vitória será amanhã, dia 12 de julho, às 20 hs, em uma “Sessão Pipoca” para convidados, no Cerimonial Le Buffet, em Jardim Camburi. O evento, capitaneado por Sidemberg Rodrigues, que escreveu, produziu, filmou e dirigiu o longa, marcará os 20 anos de lançamento da obra, cujas imagens foram revitalizadas na produtora Power Vídeo, pelo cineasta e pelo editor Carlos Palito.

A trama começa na África, mistura magia com aventura e faz uma reflexão sobre a condição humana, a partir de metáforas. Com locações no Espírito Santo e 84 atores em cena, teve suas cenas rodadas entre fevereiro de 1987 e julho de 1992, quando foi editado e lançado. A noite de sua avant-première registrou a presença de cerca de 1.200 pessoas, no Alice Vitória Hotel.

Assim como todos os lançamentos de obras de Sidemberg, esta também será voltada ao bem social: os 800 espectadores convidados contribuirão com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC). Na porta do Le Buffet, haverá um quiosque da AFECC, onde os convidados deverão apresentar individualmente o convite para retirar o ingresso para o filme, após entregar um dos itens abaixo, à escolha:
1.       Lata dos suplementos alimentares ENSURE ou PROSURE (encontrados em farmácias)  ou
2.       Pacote de Fraldas GERIÁTRICAS, nos tamanhos “M” ou “G” ou
3.       Doação em dinheiro à entidade, se o espectador assim preferir.

Sustos e surpresas
Para o diretor Sidemberg Rodrigues, “apesar da escassez de recursos à época e também da inexistência de incentivos à cultura, o filme surpreende”. E explica: “os efeitos especiais e a maquiagem foram muito elogiados nos festivais das quais participei. A trilha sonora e a fotografia também. Como não poderia deixar de ser, o que fascina o público é o tubarão de 2,90 metros, que construí especialmente para o filme. Contudo, o roteiro é o que excede às expectativas, ao misturar a alquimia africana com a beleza do nosso litoral, reservando alguns sustos e surpresas ao espectador!”. E ameaça: “na véspera do lançamento do filme, em 1992, ocorreu o primeiro ataque de tubarão no Brasil com vítima fatal. O mesmo jornal que trouxe a matéria do filme na capa do caderno de cultura, também divulgou a trágica notícia do ataque real. Sugiro muita cautela, porque, duas décadas depois, o tubarão volta ainda mais faminto”, brinca o cineasta.
 
Serviço:
KAZHUMBI OJO KALUNGA - “Mal-das-Águas
Período de Produção: 1987-1992 / Avant-Première: Julho de 1992
Gênero: Aventura – Censura: 14 anos
Relançamento: 12 de julho, quinta-feira, às 20hs, no Le Buffet (Sessão Pipoca)
Roteiro, Produção, Câmera, Direção, Trilha e Fotografia: Sidemberg Rodrigues
Assistente de Direção: Rodrigo Marçal
Elenco: Nicole Marshall, Sandro Vargas, Suila Tebaldi, Zulmário Poubel, Tadeu Silva, Rodrigo Marçal, Gustavo Walters, Salomão Almeida, Mestre Naio e Carlos Tadeu.
Edição (1992): Carlos Rezende, Xikão e Alessandro Calmon / Mágica Vídeo
Revitalização (2012): Carlos Palito / Power Vídeo Produtora
Apoio: Le Buffet – Findes/Sesi – NoRock – Grafitusa – Power Vídeo – Best View – Madalena Saleme – Mile4 Assessoria de Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário