sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novo protocolo para transplante órgãos será implantado no ES



Um novo protocolo para transplantar pâncreas e rim será implantado pelo Hospital Meridional, em Cariacica. As reformulações no procedimento serão discutidas nesta segunda-feira (16), no auditório da instituição, às 19h.

O cirurgião José Maria Figueiró, profissional com extensa formação internacional no transplante de pâncreas e rim, estará presente no evento. Junto com ele, uma equipe multidisciplinar do Meridional formada por médicos especializados em cirurgia do aparelho digestivo, nefrologistas, urologistas, anestesistas, médicos intensivistas e endocrinologistas.



Programa de Transplantes

O Hospital Meridional é o maior centro transplantador do Espírito Santo e atua em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e Ministério da Saúde.

Desde 2004, quando iniciou o programa de transplante de fígado, o hospital alcança resultados de sobrevida dos pacientes comparáveis aos melhores centros de transplantes do país.

Além disso, a instituição é hoje um dos maiores centros de transplantes de rim e único no Estado a realizar este procedimento com doador vivo, utilizando a técnica de retirada do órgão por videolaparoscopia. O Hospital Meridional é também o único a realizar o transplante de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário