terça-feira, 13 de março de 2012

Lagoa Juara ganha atração solidária e sustentável


A Lagoa Juara, em Jacaraípe, no município de Serra, vai ganhar um Centro de Referência do Artesanato. O espaço será inaugurado em solenidade dia 17 de março, às 10h30, e terá como propostas divulgar e fortalecer o conceito de Empreendedorismo Popular, servindo como palco para exposição e comercialização de produtos e serviços das associações, cooperativas, grupo de empreendedores e artesões individuais. As vendas também poderão ser feitas online em site que está sendo desenvolvido.

Em princípio, serão privilegiados os grupos e comunidades de artesãos que atualmente estejam atendidos pelo Departamento de Economia Solidária e Apoio ao Associativismo e os grupos participantes da comunidade da Lagoa do Juara e de Jacaraípe. A expectativa é expor produtos de pelo menos 20 grupos de artesãos.

O Centro visa, ainda, melhorar a qualidade do produto artesanal, oferecendo cursos de formação, qualificação e design, e facilitar a comercialização e o escoamento da produção artesanal, incentivando a abertura de novos mercados de trabalho e aumentando a renda dos artesãos e sua sustentabilidade. Entre as oficinas previstas estão ensino de confecção de peças em fibra de taboa, madeira, cerâmica, bordados, pinturas, entre outras.

Construído graças a uma parceria entre a Prefeitura de Serra e a ArcelorMittal Tubarão, o Centro é mais um passo no projeto de desenvolvimento sustentável da região e tem como proposta, ainda, tornar-se uma nova atração turística para a cidade. Ele fica localizado anexo ao restaurante do Juara, na avenida Minas Gerais, em Jacaraípe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário