terça-feira, 13 de março de 2012

Escolas ganhadoras do concurso Cuidar, da Nestlé e Chocolates Garoto, recebem premiação por melhores projetos socioambientais


Duas escolas da rede de ensino de Vila Velha receberão, no próximo dia 14, quarta-feira, as premiações por terem desenvolvido os melhores projetos socioambientais do Concurso do Programa Cuidar, realizado pela Nestlé e trazido para o Estado pela Chocolates Garoto.

Foram selecionadas as UMEF José Siqueira Santa Clara e UMEF Antônia Malbar. Como prêmio, elas terão seus projetos divulgados na mídia e ganharão R$ 2 mil cada (a serem investidos na escola). Além dessas, a UMEF Emilia do Espírito Santo Carneiro receberá menção honrosa extraordinária.

O evento de premiação será realizado no Centro Esportivo Garoto (CEG), à avenida Ministro Salgado Filho, 712, em Soteco, Vila Velha, a partir das 16h30. Participarão da solenidade estudantes, representantes das escolas vencedoras e da Secretaria de Educação de Vila Velha, além do gerente Executivo de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Chocolates Garoto, Fábio Letieri, entre outras autoridades.

Um programa de sucesso
Desde o início de 2011, estudantes de 15 escolas do município estão participando do Cuidar, que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Vila Velha. O programa foi criado com o objetivo de promover a sustentabilidade socioambiental por meio da conscientização de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal a respeito da temática da preservação do meio ambiente.

A primeira etapa do projeto consistiu na seleção das escolas participantes e seu treinamento, no final de 2010, por equipes pedagógicas capacitadas por monitores da Fundação Nestlé do Brasil. O programa ensinou conceitos de preservação ambiental e ofereceu material de apoio com cartilhas, jogos educativos e outros.

O júri do Concurso foi formado por consultores do Programa Cuidar, junto com a Fundação Nestlé Brasil, além de coordenadores de voluntariado e Meio Ambiente da Nestlé. A princípio apenas um trabalho seria premiado, mas a qualidade dos projetos inscritos foi tão expressiva que dois foram selecionados e um terceiro foi indicado para a menção honrosa.

Os projetos vencedores
O projeto apresentado pela UMEF José Siqueira Santa Clara envolveu toda a escola, além de pais e comunidade. A instituição de ensino trabalhou o consumo consciente, a destinação correta dos resíduos e a preservação da natureza. Cada série desenvolveu atividades específicas e todas participaram da separação do resíduo e da redução do consumo no ambiente escolar (luz, água, alimentos e material escolar). Também deram início à coleta seletiva e de óleo.

Já a UMEF Antônia Malbar trabalhou cada série separadamente. Elas realizaram estudos sobre o bairro e suas demandas, pesquisa e valorização do mangue que existe perto da Unidade, promoção do espaço escolar com pintura de painéis, plantio de mudas de árvores e oficinas artesanais com o papel descartado pela escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário