quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Incubadoras são alternativas de preparação para futuro empreendedor

É alto o número de estudantes universitários brasileiros que deseja ter um negócio próprio. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Endeavor, dos 604 alunos entrevistados pela pesquisa, 31% dos estudantes demonstraram interesse em abrir uma empresa.
Mas, mais do que querer, é preciso se preparar para o novo desafio e qualificação profissional e análise de mercado são pontos fundamentais para o sucesso. Para não errar, muitos jovens apostam em entidades como Sebrae, entre outras instituições capacitadoras, para dar uma força nessa empreitada.
Na área de tecnologia, a TecVitória  é uma das entidades capixabas que incentivam a dar o pontapé inicial.  Hoje a incubadora apoia diretamente oito empresas de base tecnológica auxiliando no desenvolvimento e aplicação de suas pesquisas.
“A incubadora tem o papel de preparar a empresa até que o seu gestor alcance a qualificação necessária para disputar o mercado”, define o superintendente da TecVitória, Vinicius Chagas. Enquanto está sendo incubada, a empresa já participa de negociações com possibilidade de conseguir um investidor “anjo”, que são os apoiadores financeiros.
Quem já participa do projeto e garante que dá resultados é o shareholder Bruno Zanetti Melotti, da incubada Eximios. Há dois anos, ele procurou a TecVitória para concretizar um sonho da faculdade: montar uma empresa. Agora já colhe bons frutos.
O mesmo levantamento - intitulado The Entrepreneurship Educacion Projetct: Enhancing entrepreneurial self-efficacy anda identity in the classroom – Projeto Educacional o Empreendedor: aprimorando a capacidade e identidade empreendedora na sala de aula – mostra que 33% dos estudantes consultados assumiram que não estudam ou se capacitam para atividade empreendedora, mesmo tendo interesse no tema.
Segundo a pesquisa da Endeavor, uma das referências brasileiras no setor e organizadora no país da programação da Semana Global de Empreendedorismo, 52,8% dos estudantes pesquisados já encaram o desafio do mundo dos negócios com bons olhos, e 48,2% afirmaram pretender adotar o empreendedorismo como carreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário