segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lei obriga farmácias a ter compêndio de bulas e medicamentos


            Agora é lei no Espírito Santo. Farmácias do Estado deverão colocar à disposição dos consumidores um compêndio de bulas e medicamentos. De autoria do deputado Henrique Vargas (PRP), a Lei 9.792 pretende facilitar a vida dos usuários ao permitir a consulta às informações sobre os remédios.
            “Muitas vezes as doses prescritas são entregues em cartelas, e não nas caixas, e, portanto, desacompanhadas de bula. Consultar a bula é um direito do paciente; suas informações são valiosas e constituem parte do tratamento”, justifica Vargas ao ser questionado sobre a necessidade de criação da lei.


            Além disso, ao consumidor cabe esclarecer dúvidas existentes após a indicação do medicamento. “Ter acesso a bula é o caminho para sanar os questionamentos junto com o auxílio do farmacêutico. Isso ajuda o paciente a ter mais segurança para prosseguir com o tratamento”, informou o farmacêutico da Saúde Farma, Paulo Palácio.

Consulta pela internet
            As farmácias da Grande Vitória já começam a traçar estratégias para reforçar sobre uso do remédio. A Santa Lúcia, por exemplo, desenvolveu um aplicativo gratuito para iPhone e Ipad que permite uma pesquisa das substâncias ativas de uma medicação, determinante para tratar uma doença.
            A ferramenta mostra, ainda, quais marcas do medicamento contêm a substância, genéricos correspondentes e, se houver, os similares. As informações estão organizadas com uma linguagem de fácil compreensão para atender a todo perfil de usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário