sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mercado imobiliário capixaba: vida plena para todos os segmentos em 2012
Com um cenário econômico favorável, o setor da construção civil está entre as cadeias produtivas com expectativa de crescimento satisfatório para 2012. Seja por conta da demanda aquecida por novas moradias, sobretudo, no segmento popular ou devido à estabilidade da economia, o fato é que a população tem demonstrado, cada vez mais, o desejo de comprar um imóvel.
            De acordo com a última pesquisa divulgada pelo instituto Data Popular, nove milhões de brasileiros pretendiam comprar a casa própria ao longo de 2011. Ainda segundo estudos, o aumento da renda nos últimos oito anos foi a principal contribuição para o aceleração dessa procura.
            Surfando na boa onda do mercado imobiliário, as construtoras com atuação no Espírito Santo também tem aproveitado este bom momento. De acordo com o resultado do 20° Censo Sinduscon-ES, no  mês de novembro do ano passado, somente na Grande Vitória, haviam 33.191 unidades em construção.
            Apresentando sugestões de empreendimentos para diversos tipos de renda, o mercado capixaba conta com unidades no perfil econômico, apartamentos financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, além de imóveis de médio e alto padrão localizados em toda a Grande Vitória.
            Para algumas construtoras, o ano de 2012 terá uma forte tendência para ofertas de produtos compactos devido à pressão dos custos dos terrenos e do material de construção, regra que não se aplica aos terrenos destinados aos projetos direcionados para o público A, pois neste caso, os imóveis acompanham a dinâmica dos preços de incorporação praticados nas áreas mais nobres. A classe A busca opções de imóveis em áreas privilegiadas, como as unidades de frente para o mar.

Veja o que pensam algumas lideranças do setor imobiliário:


A demanda continuará acentuada entre as classes C, D e E, que buscam realizar o sonho da casa própria, sendo que este público deverá optar por imóveis que proporcionam maior segurança e lazer completo, o que não era uma realidade nos projetos imobiliários lançados há cinco anos. Já em relação aos imóveis de luxo, o item localização, mix de lazer sofisticado e apartamentos confortáveis estarão entre as prioridades da classe média alta, que, em geral, busca um upgrade da moradia atual”, analisa Eduardo Schwartz Borges, gerente Regional de Negócios da Cyrela/Living.




“Acredito que os empreendimentos econômicos, destinados as classes média e baixa, continuarão com bom volume de vendas. Mas o mercado terá uma nova dinâmica em 2012 com expansão para municípios que estão recebendo investimentos como Viana, Linhares, Guarapari e Anchieta. Outra mudança significativa está relacionada aos empreendimentos entregues, eles também entrarão na lista dos mais procurados. Quem tem necessidade de mudar poderá optar por apartamentos em áreas bem valorizadas, como Laranjeiras, centro da Serra, e demais regiões da Grande Vitória”, declara Renata Itaborai, diretora de Marketing da Comprofar Empreendimentos.   



       Neste ano, a Morar Construtora vai continuar investindo na Grande Vitória. Com o     crescimento da renda, os grandes investimentos no Espírito Santo, a transferência e/ou admissão de um número grande de profissionais para atuarem na região, temos registrado uma procura significativa por imóveis de diversas faixas de preço, garantindo assim, um volume acentuado nas vendas. Além disso, 2012 será um ano especial para a construtora. Estaremos entregando quatro grandes empreendimentos: o Recreio das Palmeiras, Buritis Condomínio Clube, Ápice Barro Vermelho e o Contemporâneo Empresarial.  Sebastião Jayme de Almeida, presidente da Morar Construtora





“A Épura se prepara para apostar no segmento de imóveis econômicos neste ano. Devido à forte demanda por moradias neste perfil em Vila Velha, optamos em lançar um empreendimento inserido no programa Minha Casa, Minha Vida na cidade. O Belle Aribiri Residence abrirá ainda mais o leque de ofertas da construtora, que passará a contar com opções de imóveis para diversas faixas de renda. O mercado está cada vez mais dinâmico e com demandas para variadas classes sociais”. Fabiano Valeriano Martins, gerente comercial da Épura Construtora




“Atualmente temos cinco empreendimentos em Itaparica e, em 2012, lançaremos mais um, o Central Park. Vamos continuar investindo na região. Adquirir um empreendimento em Itaparica é um excelente investimento. Os preços em Itaparica são mais acessíveis do que na Praia da Costa, por exemplo. Porém, futuramente o valor do imóvel será bem maior em virtude da valorização da região”. Wander Belizário, proprietário da Habitar







“Este ano a expectativa da Città Engenharia é aumentar sua fatia de público, alcançando famílias com renda de seis a dez salários mínimos, além das que têm uma renda superior a isso”. Roberto Puppim, diretor da Città Engenharia.










“O Programa Minha Casa, Minha Vida certamente vai continuar aquecido no mercado em 2012. Os recursos existem e é nessa faixa onde há maior parte da demanda. Entre as ofertas que vão fomentar a economia estão os lançamentos populares próximos ao mar, como o Riviera Azul, empreendimento do Inocoopes, em Jacaraípe.” Aristóteles Passos Costa, presidente do Inocoopes






 “Apesar da crise econômica, a Kemp Engenharia está na expectativa de fazer um bom volume de vendas durante todo o ano de 2012, principalmente em eventos como Feirão da Caixa e Salão do Imóvel. Tanto que a Kemp virá com dois lançamentos este ano”. Rúbia Zanelato, diretora da Kemp Engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário