quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Parceria tem mais de 3 mil tartarugas verdes avaliadas


O projeto de estudo das tartarugas verdes desenvolvido pela empresa ArcelorMittal Tubarão, em parceria com o Projeto Tamar, alcançou a marca de quase 3.350 catalogações da espécie, somente capturada para esse fim no Estado no efluente final da empresa, localizada no município de Serra.

Realizado há 13 anos, o projeto aponta que todas as tartarugas capturadas têm apresentado bom estado de saúde e nutrição. O estudo avalia também o padrão migratório das tartarugas na região, sua biometria e crescimento, o perfil hematológico e a condição de saúde dos animais, dentre outros aspectos.

A partir da captura, feita na maioria das vezes por tarrafas, as tartarugas recebem uma marcação nas nadadeiras anteriores, inferindo seu peso, comprimento e largura da carapaça. Passam, ainda, por exames corporais, dorsais e por programa de prevenção e tratamento de tumores.


As razões para esses animais buscarem o efluente final da ArcelorMittal Tubarão são as águas calmas e mornas, onde eles podem se refugiar em segurança e com alimentação de algas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário