segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Profissionais do mercado imobiliário apontam um novo perfil para o corretor de imóveis

 A profissão de corretor de imóveis semana passada completou 48 anos de regulamentação, dia 27 de agosto e aponta mudanças significativas ao longo destas quase cinco décadas. Uma pesquisa aprofundada feita pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) durante dez meses apontou que hoje o nível de escolaridade dos corretores está cada vez mais alto, há mais profissionais autônomos e na última década, cerca de 60 mil profissionais ingressaram no mercado de trabalho. A estabilidade também ficou marcada na pesquisa, uma vez que 72,86% dos entrevistados residem em casa própria e 78,73% possuem automóvel.
Trabalhar com vendas nunca foi problema para Emerson Rosa Lima (40).  Há cinco anos, ele trocou o trabalho de uma grande empresa de alimentos, para se tornar gerente da Fé Negócios Imobiliários, em Vila Velha. Na imobiliária, além da gerência, ele acumula a função de corretor.
            Assim como Emerson, muitos profissionais estão abandonando as profissões e migrando para a corretagem de imóveis. Na opinião dele, não basta apenas o desejo da mudança. Para se dar bem no novo ofício, o corretor deve manter alguns pré-requisitos indispensáveis. “Todo corretor tem de ser dedicado, antenado ao mercado, ter contatos, bons relacionamentos e pontualidade. Além disso, cumprir rigorosamente o que foi acordado”, pontuou.
A estabilidade pode ser atribuída ao controle financeiro. Lima, lembra que o mercado imobiliário é cheio de altos e baixos. Vai ter mês que o corretor vai vibrar com os valores das comissões. No entanto, também terá que conviver com a seca de vendas. “O corretor às vezes dorme rico e acorda pobre. Por isso, uma boa administração financeira faz parte da realidade do profissional”. 
Francisco Rocha - Diretor da FRI
De acordo com o diretor da imobiliária Francisco Rocha Imóveis (FRI), Francisco Rocha, que acompanhou desde o início a evolução da profissão, pois atua há quase 40 anos na área, essas mudanças também estão presentes em sua empresa, principalmente no que diz respeito a faixa etária e nível de escolaridade.
Antigamente a profissão era composta por aposentados e pessoas mais velhas, entre 45 e 57 anos, e muitos a praticavam como segunda profissão por oferecer horário flexível. Hoje essa realidade não faz parte de muitas imobiliárias, a FRI, por exemplo, conta com um novo perfil de profissional, com idade entre 20 e 40 anos. “São jovens universitários e pessoas com formação acadêmica em diversas áreas, que descobriram na profissão uma segurança, pois oferece significativo ganho mensal”, diz Rocha.
Superintendente Comercial da FRI, Alex Ferrei
A profissão de corretor de imóveis abriu várias portas para Alex Ferreira, que hoje atua como superintendente comercial na Imobiliária Francisco Rocha Imóveis (FRI), e tem formação internacional em coaching. A dica do profissional para quem quer ingressar na carreira é dedicação e conhecimento. “Um bom corretor com conhecimento pode se tornar um consultor imobiliário, coordenador, superintendente, entre outras áreas que a carreira oferece, basta ter ambição, determinação e estudar que tem futuro”, indica a Alex.
Com duas graduações em administração e publicidade, Ferreira viu na profissão de corretor uma promissora carreira. Ele trabalhava no Jornal Estadão, em São Paulo, quando recebeu a proposta. Ainda em SP, no primeiro ano na nova carreira, conseguiu fechar negócios milionários para a empresa que trabalhava. “Foram 32 vendas no ano, com faturamento de 14 milhões para empresa e salário que chegava a até 25 mil”, conta.
Consultor Imobiliário José Luiz Kfuri
Para o consultor imobiliário José Luiz Kfuri as maiores conquistas do corretor de imóveis foram à qualificação profissional e a evolução no segmento. Hoje, eles recebem treinamento e capacitação periódica. “A exigência parte das próprias empresas. Elas praticamente obrigam os profissionais a se capacitarem. O corretor passou a ser uma espécie de consultor, preocupado com as necessidades de cada cliente”, explicou. Ainda segundo Kfuri hoje o corretor participa de todo planejamento do empreendimento. Ele ouve e orienta tanto a construtora quanto os clientes. “O corretor é igual a aquele médico de família. Sempre tem alguém querendo uma opinião”, comparou.
Segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Espírito Santo (CRECI – ES) o número de corretores no Estado é de pouco mais de quatro mil.









Nenhum comentário:

Postar um comentário