terça-feira, 24 de setembro de 2013

Garoto faz homenagem ao Dia Nacional do Surdo

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), a Chocolates Garoto realiza anualmente a Semana da Cultura Surda na empresa. Neste ano, o evento será promovido de 24 a 28 de setembro e contará com uma gincana cultural e apresentação de uma peça teatral, além de ações internas envolvendo os colaboradores da empresa e gestores. Referência no Estado na contratação de pessoas com deficiência, a Chocolates Garoto conta hoje com cerca de 250 colaboradores atuando nas mais diversas funções.

Pela inclusão das Pessoas Surdas
Garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e no meio social, especialmente as pessoas surdas ou com deficiência auditiva, tem sido um esforço constante da Garoto nos últimos anos. Para isso, a empresa desenvolve periodicamente uma série de ações com o objetivo de valorizar esse público, capacitando-o para o convívio no trabalho e no ambiente em que vivem.
As iniciativas estão inseridas no conceito do Criação de Valor Compartilhado (CSV) da empresa e envolvem desde cursos variados a semanas de valorização da cultura surda.
No dia 5 de agosto, por exemplo, a empresa iniciou um curso de informática básica. Ministrado em modalidade semi-presencial com professor bilíngue, o curso foi desenvolvido em parceria com o Senai da Bahia, a Faculdade Novo Milênio e a Caesarlibras, a partir de uma tecnologia desenvolvida no Estado baiano: o “Ambiente Virtual de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência Auditiva” (AVA-PDA).

Português e Matemática
Com a Caesarlibras e a Faculdade Estácio de Sá, a Garoto promoveu outro curso, inédito no Estado: Português como segunda Língua e Matemática, para atender a uma necessidade da comunidade Surda em se apropriar da língua portuguesa, como segunda Língua dentro da modalidade escrita, e ter acesso a conteúdos matemáticos. Aberto ao público Surdo com Ensino Médio completo, o curso gratuito está sendo realizado até outubro em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com professores bilíngues.
“A empresa tem buscado e proporcionado novos métodos e tecnologias que facilitam o aprendizado da pessoa surda, garantindo-lhe acesso aos mesmos recursos que uma pessoa usuária da Língua oral possui”, afirmou a intérprete de Libras, Fernanda Nogueira.

Formatura EJA
No ano passado, a Chocolates Garoto formou a primeira turma de surdos do Ensino Médio do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, este ano, a turma do Ensino Fundamental também concluiu o curso. O projeto, que começou em 2009, tem parceria com o Sesi, que participa com a parte pedagógica e a Cesarlibras, que auxilia no processo de tradução e interpretação da Libras. Com salas amplas e acessíveis na Faculdade Estácio de Sá, os colaboradores aprenderam o conteúdo de forma dinâmica com a intermediação de uma intérprete.

TV Mural e VPAD
A preocupação que a Chocolates Garoto tem com o colaborador surdo vai mais além. As matérias da Comunicação Interna, do jornal mural e do Se Liga na TV, são traduzidos para Libras na TV Mural. Além disso, a empresa é pioneira no Brasil na instalação do aparelho VPAD, um sistema de comunicação em vídeo para seus colaboradores surdos. Ele foi instalado com o objetivo de dar mais agilidade e maior independência aos surdos e valorizar o uso da Libras nos meios de comunicação da empresa. Esse aparelho permite que as ligações telefônicas, internas e externas, sejam feitas seguindo o modelo de vídeo conferência.

Chocolateria para surdos
Além do curso de informática, a Garoto também ministrou em agosto um curso na Chocolateria para os surdos. Abertas a toda comunidade, as aulas ensinaram os alunos a fazer docinhos como beijinho gourmet, copinho de festa, trufa no copinho e tronquinho de café, além de técnicas para obter os melhores resultados com o chocolate com dicas de tempera, tempo, manuseio da massa e as formas idéias de se usar. O curso teve duas horas de duração e interpretação simultânea de Libras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário