quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Catadores de caranguejo vão ganhar nova sede no município de Serra

Catadores de caranguejo do município de Serra ganharão um novo espaço para comercialização do crustáceo e de frutos do mar: a sede da Associação de Catadores de Caranguejo Mato Verde (Acamave) – a Casa do Caranguejo. A inauguração será na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, às 9 horas (rua do Campo, s/nº, Carapina Grande).

Construída com recursos financeiros da ArcelorMittal Tubarão em um terreno doado pela Prefeitura de Serra, no bairro Carapina Grande, a sede funcionará como espaço de encontros e reuniões dos trabalhadores. O local também beneficiará o comércio de marisco e a diversificação na oferta para aumentar a renda dos catadores.

Com perspectiva de se tornar uma referência para a venda do crustáceo no município e mais um foco de multiplicação do conceito de economia solidária no município de Serra, o espaço contribuirá, ainda, para a capacitação profissional dos catadores e de seus familiares.


A Acamave conta com 26 associados e, somados seus familiares, abrange 120 pessoas que vivem da cata e da comercialização do Caranguejo Uçá. Com a inauguração da sede também espera-se ajudar na compensação financeira da renda dos associados em dois momentos que permanecem sem trabalhar: período da Andada do Caranguejo (período de reprodução compreendido em uma semana dos meses de janeiro a abril) e Defeso do Caranguejo (troca do casco, que compreende outubro a novembro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário