quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Grãos integrais entram nos cardápios das empresas

Incentivar o consumo de alimentos saudáveis é um dos desafios do mundo moderno, inclusive no Brasil, como indica a última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, a proporção de pessoas acima do peso no país subiu de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011, enquanto o porcentual de obesos avançou de 11,4% para 15,8% em igual período.

Para complicar, a má alimentação acaba afetando a produtividade de trabalhadores e até gerando maior número de abstenções no trabalho. Para reverter esse quadro, muitas empresas vêm adotando políticas que favorecem a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Frutas, sucos, sanduíches naturais e barras de cereais começam a fazer parte do cardápio de grandes companhias como forma de promover hábitos alimentares mais saudáveis. (fonte: Canal RH)
 
Em grandes empresas como a Chocolates Garoto a preocupação com o tema levou até a inclusão de alimentos novos no cardápio da empresa, visando a estimular a adoção de hábitos saudáveis por parte dos colaboradores. Entre os pratos que passaram a ser oferecidos estão saladas de abóbora com casca, de trigo em grão e de leguminosas (lentilha, soja, grão de bico, feijões). Até mesmo o purê de abóbora passou a ser feito com a casca da abóbora, conhecida por ajudar a baixar o colesterol, entre outros benefícios. “Estamos sempre atentos para oferecer no cardápio alimentos que possibilitem a criação de novo hábito alimentar. Algumas pessoas têm resistência, dizendo não gostar determinado alimento que nunca provaram”, afirma a nutricionista da empresa, Elza Bonaccorsi Vieira, acrescentando que a aceitação da iniciativa é tanta que alguns colaboradores chegam a pedir a receita dos pratos servidos na empresa.

Quem busca produtos mais saudáveis para incluir no cardápio diário tem, entre as opções no mercado, a nova loja Empório Temperos em Vitória. Recentemente inaugurado, o espaço fica no Hortomercado e oferece variados gêneros de grãos, de origem nacional ou internacional. “A oferta de uma alimentação mais saudável e balanceada pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, uma vez que esses produtos são ricos em fibras, vitaminas e minerais com potencial antioxidante, que são fatores potentes de prevenção a doenças crônicas, como hipertensão e diabetes”, explica o proprietário, Deusival Júnior.

Ele acrescenta que dentre as opções saudáveis estão os alimentos ricos em fibras, que agem como reguladores intestinais. “De acordo com a Associação Americana do Coração, o consumo desses grãos ajuda a prevenir e controlar uma série de doenças, gerando benefícios como a perda de peso, redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do risco de doenças do coração, e muitos outros”, ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário