sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Catedral de Vitória celebra volta dos vitrais com missa e apresentação de coral no aniversário de Vitória


No próximo domingo, 8 de setembro, dia do aniversário da capital, a Catedral Metropolitana de Vitória celebrará a data com uma solenidade para marcar a entrega das obras de restauro dos sinos de bronze e da instalação dos três novos vitrais no monumento.

O evento terá início às 9 horas e contará, ainda, com celebração eucarística às 10 horas, e apresentação do grupo Algazarra Arte Coral, que entoará uma seleção exclusiva de músicas sacras. Entre as canções escolhidas estará a execução do louvor “Jesus Alegria dos Homens”, cantado em alemão.

De acordo com a coordenadora do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel Varejão, responsável pelo projeto de restauro da Catedral, com o patrocínio cultural da Vale, a escolha da música é uma referência à imagem de Jesus no vitral central da igreja. “Também escolhemos o idioma alemão para lembrarmos que a arquitetura da Catedral teve inspiração na Alemanha”, disse.

Novos vitrais e sinos automatizados
Símbolo de fé e patrimônio histórico e cultural do Estado, a Catedral Metropolitana de Vitória, localizada na Cidade Alta, acaba de ser agraciada com a instalação de três novos vitrais e restauração dos dois sinos de bronze. A partir de agora, os capixabas poderão apreciar uma nova obra de arte integrada à edificação histórica, mas com uma linguagem contemporânea, que enaltece ainda mais o altar da igreja em suas celebrações. Destaque especial para a inserção da imagem de Cristo no vitral central.
De acordo com a coordenadora do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel Varejão, o trabalho realizado nos vitrais da catedral não pode ser traduzido como uma obra de restauro, pois os vitrais existentes no local foram retirados na década de 70  e instalados outros pontos dentro do monumento. “Seria uma falsidade histórica e artística fazer réplica do modelo original existente na mesma parede. Desenvolvemos um projeto que resgata a história, mas com uma linguagem contemporânea, que se harmoniza com a arquitetura da catedral e respeitando as normas internacionais de restauro. Trata-se de uma técnica minuciosa que foram usadas nos vitrais das grandes Catedrais da Europa", explica.

A concepção do projeto dos vitrais foi desenvolvida por Dom Ruberval Monteiro da Silva, da ordem de São Bento, artista autodidata, com formação em Teologia, mestrado em iconografia oriental e ocidental pelo Pontifício Instituto Oriental em Roma na Itália. Ele também foi aluno de Artes de Marko Ivan Rupnik e Aleksandr Kornooukhv, junto ao atelier do Centro Enzo Aletti, em Roma. Atualmente, vive entre o Brasil e a Europa. No Brasil mora no mosteiro da Ressurreição, em Ponta Grossa, no Paraná. Suas principais atividades são o desenho gráfico e a pintura. Além disso, tem obras avulsas e arte monumental difundidas na América Latina e Europa.

Esse projeto tem como proponente o Instituto Modus Vivendi sob a coordenação técnica e administrativa de Tatiane Zanoni Alvarenga e coordenação cultural e executiva de Erika Kunkel Varejão. O objetivo é valorizar a história, o patrimônio, a cultura, a identidade capixaba e contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Vitória. O projeto foi realizado pela Lei de incentivo fiscal Lei Rouanet.

Catedral ganha sinos automatizados

Em qualquer canto do mundo, os sinos são elementos de destaque nas edificações católicas. Mesmo com o passar dos anos, eles continuam ocupando uma função relevante nas igrejas. Aqui, na capital, o artefato teve, ainda, papel de destaque ao ajudar a salvar a Catedral Metropolitana de Vitória de um incêndio. Graças ao seu badalo firme, a população pôde intervir e evitar que o monumento fosse tomado pelo fogo em abril de 1919.


Carregado de histórias, os sinos da Catedral passaram por uma obra de restauro, coordenada pelo Instituto Modus Vivendi, que incluiu a limpeza do artefato e a instalação de um moderno sistema de automação. O trabalho foi realizado em São Paulo, pelo neto do responsável por sua fabricação na época. A partir de agora, o badalar dos sinos será executado por intermédio da tecnologia, permitindo a preservação da tradição. São dez toques diferentes para diversas cerimônias, como casamentos, missas, eventos fúnebres e demais celebrações da igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário