quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Gestão da água



Uma empresa capixaba já ultrapassa as metas sugeridas pelo estudo “Recursos Hídricos e a Economia Verde – Setor Privado”, lançado pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS), durante a Rio+20, em junho passado, e que lista os segmentos da indústria que mais consomem água, sugerindo indicadores de referência.

Enquanto a média do setor de produção de aço no Brasil gasta 12 mil litros para cada tonelada de aço, o consumo da ArcelorMittal Tubarão não ultrapassa 4 mil litros, sendo que a meta apresentada pelo estudo é de 7 mil litros por tonelada.

Estação de tratamento de água, na ArcelorMittal Tubarão
Para alcançar esse índice, a empresa emprega um sistema que une a água do mar com o reuso intensivo no processo produtivo da companhia. “Ao todo, 96% de toda a água utilizada na produção do aço vem do mar. Os 4% restantes são de água doce, que fica circulando no processo e passa por reposição apenas de tempos em tempos, por causa da evaporação”, explica o gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal Tubarão, Guilherme Corrêa Abreu. Segundo ele, a empresa tem investido anualmente cerca de US$ 15 milhões em gestão ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário