sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ArcelorMittal Tubarão no combate ao desperdício de alimento


Os dados preocupam. Diariamente, no Brasil, são desperdiçadas cerca de 39 mil toneladas de alimentos, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar. Os dados são da Embrapa e endossados pelo Instituto Akatu, que completa: o Brasil produz 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população.

Diante desse cenário impressionante, vale aplicar toda e qualquer iniciativa focada na redução do desperdício. Uma dessas ações têm gerado excelentes resultados na ArcelorMittal Tubarão. Na empresa, os usuários dos seus 16 restaurantes são orientados de que a sobra diária de alimentos não pode ultrapassar 10 gramas por refeição, o que equivale a uma colher de sopa de arroz ou de feijão, por exemplo.

Para avaliar os resultados da campanha, todos os dias a empresa calcula quantas pessoas se serviram das 7.000 refeições oferecidas e a média de desperdício. No dia seguinte, esse número é divulgado nos próprios locais para todos os usuários. Cumprir ou não a meta pesa no final do ano, no bolso de cada empregado, pois representa um índice considerado na participação de resultados.

A ideia tem dado certo. No início do projeto, a média de desperdício era de 62g por usuário e a meta inicial era ter, no máximo, cerca de 30g de sobra. Alcançado esse objetivo, a meta passou para 15g, em seguida para 12g e, agora, chegou a 10g.


Nenhum comentário:

Postar um comentário