segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Chocolates Garoto forma primeira turma de colaboradores Surdos de ensino médio



Os colaboradores Surdos que estão cursando o ensino médio na Chocolates Garoto vão comemorar a formatura, nesta segunda-feira(26), às 9 horas, no auditório da empresa, em Vila Velha. O projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) começou a ser promovido em março de 2009 e agora colhe os primeiros grandes resultados.

Com a intermediação de um intérprete, toda a metodologia de ensino da EJA foi adaptada à comunicação visual dos colaboradores Surdos. Ou seja, eles receberam uma atenção especial para que o conteúdo passado fosse absorvido de forma correta. Na primeira etapa, foi, inclusive, feito o nivelamento de português e matemática para os inscritos no projeto, tanto das séries do ensino fundamental como do médio.

As aulas, inicialmente, eram realizadas nas dependências da empresa, até 2012, quando uma nova parceria com a Faculdade Estácio de Sá viabilizou a oferta de salas mais amplas, melhores recursos e fácil acesso para as aulas, visto que está localizada em frente ao terminal de ônibus coletivo.

O conteúdo levou aos alunos assuntos das disciplinas curriculares, com base em temas do cotidiano e envolveu, inclusive, parceiros. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, realizou uma palestra para abordar assuntos referentes ao Programa Minha Casa Minha Vida e a Guarda de Trânsito tratou de ações educativas. Além disso, visitas a museus e exposições de forma acessível foram promovidas, sempre com presença do intérprete de Libras.

No Estado, a Chocolates Garoto é a única empresa privada com projeto tão específico na área de ensino que respeita as especificidades comunicacionais da pessoa surda, considerando a diferença linguística e cultura na área educacional.

Essa ação está alinhada ao conceito de Criação de Valor Compartilhado (CSV), plataforma de responsabilidade social da empresa que visa associar o desenvolvimento sustentável do negócio à geração de valor para as comunidades onde a empresa atua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário