quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Senac aposta na qualificação profissional e contribui para mercado de trabalho



O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC-ES, oferece aos capixabas, há mais de 78 anos, um leque variado de cursos e especializações diversas, contribuindo para a formação de profissionais qualificados para integrar o mercado de trabalho. No Espírito Santo, mais de 1,5 milhão de pessoas já foram beneficiadas. Só em 2013, cerca de 48 mil alunos participaram das capacitações, com destaque para os cursos de cabeleireiro, estética, informática, gastronomia, comércio, manicure e pedicure. Para 2014, a expectativa é manter ou até ampliar esse número.

Para atender à demanda de todos os públicos e promover a inclusão social, a entidade disponibiliza, ainda, cursos com custo zero. As ofertas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) que, desde de 2009, disponibiliza vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial e do Nível Técnico, para a população de baixa renda (de renda per capita de até dois salários mínimos). Outra ação é o Pronatec, fruto de uma parceria com o Governo Federal, que oferece bolsas integrais para os cursos técnicos ofertados nas escolas. No último ano, um total de 14.605 pessoas foi beneficiado pelos programas.

Atualmente, o Senac é referência na formação de novos profissionais capacitados. É o que comprova as inúmeras conquistas em campeonatos, como é o caso da Olimpíada do Conhecimento que neste ano reuniu cerca de 600 estudantes de educação profissional, englobando 56 ocupações industriais e seis modalidades do Setor do Comércio e de Serviços,  de todo o Brasil.

Na ocasião, o SENAC-ES foi destaque em duas categorias: na estreia do quesito “Estética e Bem Estar”, a aluna de estética, Jaline Rigotti, conquistou a medalha de bronze; e na categoria “Cabeleireiro”, a aluna Brenda Lima recebeu a importante Certificação em Excelência na área. A escola também marcou presença no quesito Cozinha, com a aluna Bárbara Gama de Laia.


O Senac oferece cursos nas áreas de administração e negócios, comunicação, conservação e zeladoria, gastronomia, design, beleza, informática, meio ambiente, moda, saúde, turismo e hospitalidade. A instituição conta com ampla infraestrutura, dotada de salas equipadas com aparelhos modernos, além de material didático de qualidade, para que os alunos possam atuar no mercado de trabalho com uma formação atualizada. Atualmente, conta com unidades em Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares e a mais recente inaugurada em Venda Nova do Imigrante, além do Hotel Senac Ilha do Boi, que opera como uma Empresa Pedagógica Hotel Escola. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário