quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Lavar as mãos pode salvar vidas


O simples ato de lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão pode evitar inúmeros problemas de saúde, afinal, as mãos são os maiores transmissores de micro-organismos que existem. Pois esse cuidado é tão importante que até ganhou duas datas comemorativas: 15 de outubro, Dia Mundial de Lavagem das Mãos, e 05 de maio, Dia Mundial da Higienização das Mãos.
A data foi criada para alertar sobre a necessidade de incluir esse simples ato nos hábitos diários. Já que as mãos estão em contato direto com a boca, os olhos e o nariz, regiões suscetíveis à ação de vírus e bactérias, manter a sua higiene pode ter um alto impacto na saúde.
A infectologista do Hospital Meridional, Fabiana Carvalho Vieira, afirma que as mãos constituem o principal veículo de transmissão de doenças transmitidas pelo contato, tais como a gripe, diarreia, conjuntivite, dentre outras enfermidades. É importante transformar a lavagem das mãos com sabão, de uma boa ideia a um comportamento automático e que faça parte da rotina nas casas, escolas e comunidades do mundo todo, destaca.
De acordo com a organização Global HandWashing, o Dia Mundial foi criado com três objetivos principais: apoiar uma cultura global de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância desta atividade e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios.

Assim, nunca é demais repetir. A recomendação é sempre lavar as mãos nessas situações:

● antes do contato com olhos, nariz e boca;
● depois de tossir ou espirrar;
● antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes e acamadas;
● depois de usar o banheiro;
● depois de manipular objetos potencialmente sujos ou contaminados;
● após entrar em contato com animais;
● antes de manipular ou consumir alimentos.

Profissionais que trabalham na área da saúde, por terem contato com pacientes e suas secreções, devem ser ainda mais exigentes nesse cuidado a fim de evitar a transmissão de infecções dentro do ambiente hospitalar. Além de cuidarem da própria saúde, incorporando a higienização das mãos no seu dia-a-dia, eles devem evitar a transmissão de microrganismos seguindo os 5 momentos da higienização de mãos recomendados pela ANVISA:

● antes do contato com o paciente;
● antes da realização de procedimentos assépticos (ex.: pegar uma veia periférica para infusão de soro e medicamentos);
● após risco de exposição a fluidos corporais (ex.: sangue, urina, fezes, secreções respiratórias);
● após contato com o paciente;
● após contato com áreas próximas ao paciente.

Para que a higienização de mãos seja adequada deve-se utilizar água corrente e sabão tendo o cuidado de friccionar todas as áreas das mãos, ou seja, palma das mãos, dorso das mãos, entre os dedos, nas dobrinhas dos dedos, nas pontas dos dedos e nos punhos. O álcool em gel é um antisséptico que pode ser utilizado para higienizar as mãos, principalmente no ambiente hospitalar, desde que na ausência de sujidade visível nas mãos e na técnica adequada.  

O Hospital Meridional mantém um protocolo de lavagem das mãos monitorado continuamente, com auditorias periódicas nos hábitos diários dos profissionais de saúde, com relação ao cumprimento do protocolo, para aumentar a segurança dos pacientes. Além de campanhas de incentivo dos profissionais e orientação aos pacientes e familiares de que também devem monitorar a higienização das mãos pelos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário