quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Shopping Vitória implanta medidas sustentáveis


De olho nos benefícios proporcionados pelo emprego de medidas sustentáveis nas construções mais modernas, o Shopping Vitória acaba de implantar uma série de ações que visa preservar o meio ambiente e, como contrapartida, oferecer ainda mais conforto aos frequentadores do centro de compras.

Entre as novidades está a implantação de um sistema capaz de diminuir a emissão de CO², a partir de uma rede de automação composta por sensores que permite ao motorista encontrar uma vaga com mais agilidade, reduzindo o tempo a ser percorrido com o veículo à procura de um espaço livre no subsolo do shopping.

O novo sistema é composto de um display instalado na entrada para indicar se há vagas disponíveis no local, além de sinalizadores com luz nas cores verde (indicando vaga livre) e vermelha (ocupada) em todo interior do estacionamento – a luz muda de cor mediante a entrada e saída do veículo da vaga. Já as vagas para portadores de necessidades especiais possuem uma luz azul e às endereças aos idosos na cor amarela, indicando, inclusive, a prioridade no uso desses espaços.
Segundo o gerente de operações do Shopping Vitória, Cícero Nobre, a implantação deste mecanismo vai garantir a redução de 70% no volume de emissão de gás carbônico no meio ambiente. “Em um ano, os carros que circulam pelo subsolo deixarão de emitir 1.200,00 toneladas de CO², o equivalente ao consumo de 320 famílias capixabas por ano.

Além desta novidade, o empreendimento também passou por uma reforma nas claraboias (teto solar). Elas foram revestidas por uma película solar que usa nanotecnologia na sua fabricação garantindo 99% de bloqueio UV e rejeitando 71% da energia solar, além de permitir a entrada de luz natural nos corredores do Shopping Vitória.  “A medida garante o emprego mais eficiente da energia elétrica nas demais operações do empreendimento”, esclarece Cícero.

O centro de compras conta, ainda, com a parceria da Ecoponto para o recolhimento de lixos eletrônicos. A empresa oferece infraestrutura necessária para que os consumidores possam dar um destino correto teclados, mouses, notebooks, impressoras, estabilizadores, aparelhos de celular, telefones fixos, entre outros equipamentos estragados.

Para o Superintendente do Shopping Vitória, Raphael Brotto, todas as ações buscam aliar o desejo de oferecer conforto aos clientes com o interesse de implementar medidas que assegurem o melhor emprego dos recursos naturais durante as operações do empreendimento. “Essas inovações beneficiam o consumidor, que passa a contar com um importante auxílio para estacionar o carro no subsolo, além de passear num shopping com uma climatização adequada”, esclarece.  

Raphael lembra, ainda, que o trabalho desenvolvido em parceria com a Ecoponto também é uma demanda recorrente do consumidor. “Ao adquirir um novo produto, que pode ser um aparelho celular, uma impressora de última geração, ele quase sempre se pergunta como fazer o descarte correto do equipamento antigo ou estragado. O intuito dessa medida é oferecer mais esse serviço, porém aliado com o que o Shopping Vitória acredita que seja um valor importante: a sustentabilidade. O cliente é beneficiado e ainda contribui positivamente para uma mudança de comportamento da sociedade”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário