terça-feira, 26 de novembro de 2013

“Quero ser patrão!”

Abrir o próprio negócio faz parte do sonho de consumo de 44% dos brasileiros
Desde muito novo, Rodrigo Marchesi de Almeida (24) já havia decidido o que queria: abrir o próprio negócio e transformá-lo numa empresa de sucesso. Por isso, este ano, ao concluir o curso de engenharia mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo, o jovem não pensou duas vezes. Junto com um amigo, criou a RGI Engenharia. Uma empresa de desenvolvimento e melhorias em equipamentos industriais. “Sem dúvidas ingressar numa grande empresa iria agregar um excelente conhecimento profissional. Porém, sempre tive vontade de iniciar meu próprio negócio e me esforçar para vê-lo crescer”, justifica Rodrigo.
Casar, formar uma família, conquistar o diploma universitário e ser contratado por uma grande empresa. Esses itens ainda fazem parte da lista de sonhos de muitos brasileiros. Mas um novo componente ajuda a preencher esta lista. Uma pesquisa feita recentemente pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) mostra que quase 44% dos brasileiros tem o desejo de abrir o próprio negócio. A vontade de ser patrão só não é maior que o desejo de viajar pelo Brasil e o da tão sonhada casa própria.
“O Brasil vive uma plena expansão do mercado interno e a ascensão da classe média, que desponta com grande poder de consumo e também empreende em setores diversos. Nos últimos dez anos, as mudanças na legislação também favoreceram o ambiente empreendedor no país”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

A empresa de Rodrigo está incubada na TecVitória, uma das quatro incubadoras do Estado. O modelo de negócio tem atraído a atenção de jovens empreendedores. As incubadoras dão apoio e oferecem consultoria de profissionais experientes, capazes de direcionar e prevenir os apuros que uma empresa iniciante normalmente passaria. Para Vinicius Barbosa, superintendente da TecVitória, muitos jovens não querem começar a carreira recebendo ordens. “Alguns preferem a segurança de um emprego aos riscos do empreendedorismo. Mas só que outros estão tendo a necessidade de ser dono do próprio nariz. Com um suporte adequado as chances deles serem mais maduros e felizes são bem maiores”, explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário