segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lançamento do livro “Do Elefante Branco à Pérola Capixaba”


A professora Doutora Danièlle de Oliveira Bresciani Fortunato lança no próximo dia 06 de dezembro, quinta-feira, das 18h30 às 21h30, na livraria Saraiva, no Shopping Vitória, sua mais recente obra literária. Intitulada “Do Elefante Branco à Pérola Capixaba: um estudo da Companhia Siderúrgica de Tubarão quanto às relações de trabalho e à migração sob a ótica do processo de globalização” (editora CRV), o livro faz um estudo dos impactos decorrentes da globalização sobre as relações de trabalho .

Danièlle Fortunato: a autora
Na publicação, a professora Danièlle, que é doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP, explica como o que parecia ser ‘um grande elefante branco’ e que entrava em operação em meio à crise mundial da siderurgia e em período de recessão econômica nacional, transformou-se nessa que é hoje uma das maiores e mais importantes empresas mundiais.

A autora relata, dentre outros aspetos, como se deu o processo de privatização da então CST, com fortes impactos na estrutura organizacional da empresa, nas políticas de recrutamento de mão de obra e nos movimentos migratórios da região onde estava instalada.

“O livro tem um papel relevante consubstanciado na análise da economia capixaba, enfatizando o desenvolvimento do nosso Estado a partir da implementação dos grandes projetos que culminou na instalação da siderurgia no Espírito Santo como um dos principais pilares da industrialização e da urbanização, sendo, portanto a primeira obra que estuda os impactos da globalização na Companhia Siderúrgica de Tubarão, permitindo ao leitor compreender as mudanças estruturais ocorridas nas relações de trabalho e nas formas de gestão empresarial“, comenta.

O livro

A obra faz uma análise da economia capixaba, desde os primórdios de sua história até a instalação do parque siderúrgico e da CST, revelando especificidades da implantação de um mais um grande parque industrial numa área já fortemente urbanizada.

Em seguida, analisa o caso da então CST e as mudanças verificadas ao longo de sua história , inclusive fazendo referência aos fluxos migratórios nacionais e internacionais. As mudanças observadas, ao longo do estudo, reforçam sua importância para a compreensão dos condicionantes da industrialização e da urbanização brasileiras no contexto recente da globalização, ajudando a entender as múltiplas facetas do processo de desestatização e o papel do Estado como um dos principais interlocutores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário