quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ES registra aumento de 30% no número de transplante


O ano está prestes a encerrar com uma boa notícia. Houve aumento de 30% no número de transplante de fígado em relação a 2011. O Hospital Meridional, referência no procedimento, divulga realização de 83 intervenções do tipo, sendo 49 de rim; 29 de fígado e cinco de coração, o que corresponde a 64,3% dos transplantes realizados no estado. 

O coordenador do Centro de Transplantes, Gustavo Peixoto Soares Miguel, destaca que somente em 2012, houve um aumento de 30% no número de transplantes de fígado em relação ao ano passado. “Foi o maior número já realizado em um mesmo ano. É um crescimento de cerca de 30% em relação a 2011”, enfatiza.

Os dados serão apresentados durante o 3º. Congresso Capixaba de Transplantes de Órgãos e Tecidos, que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, no Hotel Golden Tulip, em Vitória, quando serão discutidos temas como a “Logística na Captação de Órgãos”, o “Diagnóstico de Morte Encefálica”, a “Identificação e Avaliação do Potencial Doador”, os “Processos de Doação e Transplante de Órgãos no ES e no Brasil”.

Para orientar familiares a respeito da doação de órgãos, o hospital conta com uma equipe da Cihdott com profissionais especializados, que tiram as dúvidas e esclarecem todo o processo desde a morte encefálica até a doação.

Com essas ações, além de palestras de esclarecimentos para profissionais de saúde, o número de doações tem contribuído consequentemente para o crescimento gradual dos transplantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário