terça-feira, 16 de outubro de 2012

Transporte recorde de calcário via trilhos pela ArcelorMittal Tubarão



 A ArcelorMittal Tubarão fechou o mês de setembro com volume recorde de calcário transportado via modal ferroviário. Ao todo, 23 toneladas do produto foram carregadas em vagões de Minas Gerais para o Espírito Santo, deixando, assim, de ocupar cerca de 900 caminhões nas rodovias entre os dois Estados.

Novo modal para transporte de calcário
Para outubro, a expectativa é que esse volume aumente ainda mais por conta do acréscimo, nos contêineres, de pelo menos duas toneladas de outro produto, a cal calcítica (gerado a partir do calcário e utilizado no refino do aço), numa operação inédita na história da empresa. Com a efetivação desse carregamento, o mês deverá fechar com novo recorde.

A meta da empresa até o final do ano é carregar, mensalmente, 25 toneladas. Para isso, estão sendo feitos investimentos da ordem de R$ 600 mil na expansão do modal, no terminal de descarga de contêineres de Tubarão. Desde abril de 2010, quando a nova modalidade começou a funcionar, até meados desse ano já deixaram de circular mais de 15 mil caminhões, numa média de 30 veículos por dia, evitando a emissão de cerca de 3,6 mil toneladas de CO2.

Saiba mais
Após serem carregados, os contêineres são transportados por via terrestre, cerca de 21 km, até o terminal para embarque na ferrovia, onde é realizada a mudança de modal. Nessa etapa, a carga é transportada em vagões com dois contêineres de até 28 toneladas cada. Desde o início da operacionalização do sistema, mais de 13 mil contêineres já foram descarregados na unidade de Tubarão.

Estudos em andamento avaliam a utilização dos contêineres em seu retorno a Minas Gerais, já que atualmente são transportados vazios, para o escoamento de outros produtos fabricados na ArcelorMittal Tubarão – como bobinas a quente - para a região de Belo Horizonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário